Janas



Festas de S. Mamede, uma tradição com centenas de anos

Decorreram entre os dias 12 e 18 deste mês, em Janas, as tradicionais Festas de S. Mamede, uma tradição com centenas de anos e que atrai ao recinto de festas, a multicentenária Capela Circular, milhares de pessoas, sendo um dos motivos principais das festividades a bênção do gado.




Missa Campal participada por milhares de fiéis



Com um vasto e muito variado programa, as festividades iniciaram-se no dia 12 e terminaram no dia 18, tendo passado pelo amplo recinto de festas – onde abundavam os muitos “stands” de vendas dos mais variados artigos e um bom serviço de restaurante e bar, para além da música ambiente e locução proporcionada pelo Estúdio Móvel Espaço Jovem –, durante todos estes dias, largos milhares de pessoas, que desfrutaram das muitas atracções ali existentes, onde não faltaram as actuações de várias bandas e conjuntos musicais, e onde muitas famílias se concentraram em alegres piqueniques, com muitos comes e bebes, também uma tradição das festas de S. Mamede.


No sábado, dia 15, às 9 horas, foi celebrada missa em honra de N.ª Sr.ª da Conceição, e no domingo de manhã foi novamente celebrada a eucaristia, sendo a tarde preenchida com a actuação dos ranchos folclóricos do MTBA, Venda Seca (adulto e infantil) e Mondadeiras do Algueirão, actuando às 23h Joyce Bahia, seguindo-se um animado baile.


Animais dão as tradicionais voltas à Capela



Na segunda-feira, dia 17, às 15 horas, realizou-se a procissão em honra de S. Mamede, seguida de missa campal e da tradicional Bênção do Gado. A tarde e noite foram completadas com muita música.

Na terça-feira, 18, último dia das festas, a atracção principal da noite foi uma animada garraiada pelas 22h, seguida de baile, que encerrou os festejos, os quais se repetirão no próximo ano.


texto e fotos: António Faias

Sem comentários: