Obituário


Ernesto Neves (1941-2009)


Ernesto Neves e os jovens do programa IJOVIP/Jornal de Sintra no fim do curso, em 1989


Faleceu no dia 28 de Setembro, vítima de doença prolongada, o artista plástico Ernesto Neves, reconhecido e estimado em Sintra.

Nascido em Lisboa em 1941, dedicou-se à pintura, ao desenho bem como à publicidade, design, artes gráficas, tendo também ilustrado e participado na feitura de diversos livros.

Dos seus vários ofícios destaca-se o seu trabalho como gráfico da XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura do Conselho da Europa e os livros ”Uma Tela Igual às Outras”, “Era uma vez...Histórias Múltiplas” e a adaptação de “Peregrinação – Nesta Caravela Me Em-Barquei Eu”.

Para além de estar representado em inúmeros espaços em todo o país, incluindo na Câmara Municipal de Sintra, na freguesia de Queluz (onde tem exposto um painel de azulejos com cerca de 6000 unidades), no First Portuguese Canadian Comunity Center, no Canadá, entre outros, estão presentes obras suas em mais de 500 colecções particulares, incluindo uma série de telas biográficas do ex-presidente da República Jorge Sampaio, um retrato do actual Presidente, Aníbal Cavaco Silva, bem como de José Saramago, António Guterres, Edite Estrela, entre outros.

O seu Atelier de Artes e Ofícios em Sintra foi o local escolhido para um filme, que faz parte do acervo da Cinemateca Portuguesa - ANIM, realizado por Álvaro Queiroz.

Em 1997 foi agraciado pela Câmara Municipal de Sintra com a Medalha de Prata de Mérito Municipal. A sua principal ocupação era o ensino de cursos de Desenho, Pintura e Cerâmica no seu Atelier.

A última vez que o Jornal de Sintra esteve com o pintor foi no passado dia 17 de Setembro, aquando da apresentação da obra “Livros da Nossa Vida”, da qual faz parte o seu testemunho que elege o livro “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques, como uma obra-prima da literatura contemporânea. Nessa cerimónia foi visível o carinho e consideração com que Ernesto Neves era considerado no meio das artes e das letras de Sintra.

Em 1989 Ernesto Neves deu formação no Jornal de Sintra a 14 jovens ao abrigo do programa Inserção dos Jovens na Vida Profissional tendo deixado uma marca de qualidade e responsabilidade nos formandos.

Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: