Rio de Mouro


Festival de folclore enche Auditório da Igreja de N.ª Sr.ª da Paz

O 28.º Encontro Nacional de Folclore do Grupo Folclórico e Cultural da Rinchoa - Sintra levou ao Auditório da Igreja de N.ª Sr.ª da Paz, em Rio de Mouro, centenas de pessoas, que encheram completamente o recinto. Um festival no qual o grupo celebrou também o 29.º aniversário da sua fundação, num espectáculo que, dado o valor dos diversos ranchos participantes, granjeou fartos e merecidos aplausos da assistência.


Apresentação dos ranchos



Rancho da Rinchoa bailando


No dia 19 de Setembro o Auditório da Igreja de N.ª Sr.ª da Paz, em Rio de Mouro, foi palco do 28.º Encontro Nacional de Folclore do Grupo Folclórico e Cultural da Rinchoa, no qual participaram o grupo anfitrião, o Folclórico e Etnográfico de Odiáxere (Algarve), o Rancho Folclórico do Grupo Vitória (Santo António, Covilhã) e o Rancho Folclórico da Associação Desportiva e Cultural da Ereira (Montemor-o-Velho), os quais, antes de entrar no auditório desfilaram pelas ruas de Rio de Mouro, ao som dos acordes do Grupo de Bombos das Mercês e das tocatas dos ranchos participantes.

A preceder a actuação dos ranchos – cerimónia que contou com a presença, entre outras individualidades, do presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Filipe Santos, de Rosário Miranda, da Divisão de Animação Cultural da Câmara de Sintra e de representantes da Confederação do Folclore Nacional – o Grupo da Rinchoa galardoou alguns componentes pelos seus 5, 10, 15, 20 e 25 anos de ligação ao rancho. Vieram depois os bailados, com o grupo anfitrião a apresentar, entre outras modas, “Sou da minha terra” (uma homenagem à Rinchoa) e o Bailarico Saloio, bailados acompanhados pelas bonitas vozes da tocata. Actuaram em seguida os outros ranchos, que trouxeram ao recinto os tradicionais trajes, danças e cantares das suas regiões, e cujas actuações, pela categoria de que se revestiram, mereceram os vibrantes aplausos da assistência.

55 elementos no rancho
No final do festival, José Fernandes Melo, fundador, ensaiador e bailador do rancho da Rinchoa, adiantou-nos que integram o seu grupo 55 elementos, e sentir “uma grande alegria por conseguirmos realizar, mais uma vez, o nosso festival, que decorreu muito bem, com bons grupos a actuar, o que só o enriqueceu”. Referindo-se ao rancho da Rinchoa, Fernandes Melo afirmou que “têm aderido muitos jovens, mais mulheres do que homens, mas existem no rancho elementos há 15, 20 e mais de 25 anos, entre os quais quatro que fizeram parte da sua fundação, o que demonstra a sua enorme dedicação a esta causa”.

Fernandes Melo terminou afirmando que “este festival foi dedicado ao famoso caricaturista Leal da Câmara, que viveu na Rinchoa, em cuja residência está sediada há muitos anos a sua Casa-Museu, já que ele foi um dos incentivadores da divulgação dos valores culturais e etnográficos da nossa região, e ao qual o nosso rancho foi ‘beber’ muitos dos ensinamentos que nos levaram à formação do rancho e ao conhecimento dos trajes que os seus elementos envergam, os quais têm origem no século XVIII”.

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: