Pêro Pinheiro

Comemoração do 90.º aniversário da SFRPP acompanha encerramento do 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas

Iniciado no dia 24 de Outubro e tendo prosseguido nos dias 25 e 31 do mesmo mês e a 7 de Novembro actual, terminou no passado domingo, dia 8, o 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra, no qual participaram as 13 bandas filarmónicas do concelho e cuja organização pertenceu este ano à Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro, em cujas instalações decorreram os vários concertos. Encerrou este 3.º Encontro a banda anfitriã, que comemorou neste dia o seu 90.º aniversário, em cuja cerimónia se fez acompanhar da actuação da Banda Filarmónica Instrução e Recreio da Abrunheira (Montemor-o-Velho).


Banda da Abrunheira

Tendo-se iniciado no passado dia 24 de Outubro, o 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra, que terminou no último domingo, dia 8, constituiu mais uma vez um êxito, tendo passado pelo palco do salão de festas da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro (SFRPP), entidade organizadora com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, as 13 bandas do concelho de Sintra e mais de 700 músicos. Registe-se ainda o facto de no último dia (domingo, 8) a colectividade pêro-pinheirense ter comemorado o seu 90.º aniversário, motivo para receber várias prendas de entidades amigas e da Junta de Freguesia e ter homenageado alguns músicos da banda, entre os quais o veterano José Carlos Elias, que recebeu o emblema de ouro da colectividade, passando a sua foto a estar exposta na galeria de honra da sede.

Iniciou os concertos da tarde de domingo – que contaram com a presença da vereadora da Câmara, Ana Duarte, de Rosário Miranda, da Divisão de Animação Cultural, e Carlos Parreiras, presidente da Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro e outros autarcas da freguesia –, a Banda da Filarmónica Instrução e Recreio da Abrunheira (Montemor-o-Velho), convidada para participar na cerimónia de aniversário da SFRPP, a qual, dirigida pelo seu maestro, António Luís Rodrigues Mota, executou cinco peças, entre as quais “Tema e Variações do Carnaval de Veneza”, de Jean-Batiste Arban, na qual o jovem músico de 11 anos, Gonçalo Mota, executou um excelente solo de trompete, que mereceu forte ovação do público.

Flores para o maestro e prenda para o presidente da colectividade de Abrunheira coroaram a actuação da banda convidada.


Homenagem a José Elias

Banda da SFRPP apresentou três novos músicos
Após um breve intervalo actuou a banda aniversariante, que estreou três novos músicos, originários de outras bandas mas que passaram a pertencer à da SFRPP. Na ocasião Luís Corredoura historiou um pouco da vida da colectividade, as suas várias valências, as muitas actuações ao longo da sua existência em diversos locais do país e do estrangeiro, entregou flores e lembranças ao maestro e a alguns músicos, e recebeu lembranças da parte de colectividades amigas.

A banda da SFRPP, regida pelo seu maestro, João Aires, iniciou então a sua actuação, executando a “Abertura To Candide”, de Leonard Bernstein, seguida de “Guarani”, de Carlos Gomes, “La Féria”, de Paul Lacome, “Danças Arménias”, de Alfred Reed, e terminando com “Alte Swing Kameraden”, arranjo de Koos Mark, todas muito aplaudidas.

A Banda da SFRPP


Finda esta actuação Carlos Parreiras subiu ao palco para felicitar a banda pelo seu aniversário, saudou a vereadora Ana Duarte por se encontrar presente, tendo feito a sua estreia como vereadora nesta tarde e neste evento e entregou à colectividade um cheque no valor de dois mil euros.

Refira-se que os novos músicos da banda são Carla Nunes (flauta transversal), Ricardo Santos (trompete) e Ana Catarina Santos (clarinete), os dois últimos gémeos, de 11 anos.

Flores ainda para Rosário Miranda e para a vereadora Ana Duarte, a qual afirmou sentir-se “feliz por participar nesta cerimónia”, referindo que seu avô trabalhou na firma Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro, e que foi músico da há muito extinta Banda Filarmónica de S. João das Lampas.


Novos músicos da Banda da SFRPP


3.º Encontro de Bandas e aniversário da SFRPP constituíram êxitos
Vasco Caetano, presidente da colectividade e músico na banda de Pêro Pinheiro, adiantou-nos no final que “o 3.º Encontro de Bandas decorreu muito bem, sempre com muita assistência e muito boas interpretações de todas as bandas. Por seu lado a comemoração do 90.º aniversário da SFRPP e da sua banda, que se celebrou no domingo e se integrou também no 3.º Encontro de Bandas, saldou-se por um brilhante êxito, com a sala a registar uma grande assistência e contando com a presença da vereadora da Câmara, Ana Isabel Neves Duarte, e da representante da Divisão de Animação Cultural, Rosário Miranda.

Quanto à situação actual da SFRPP, Vasco Caetano frisou que “está muito bem, possuindo uma boa banda, com mais de 50 elementos, a Orquestra Ligeira, o grupo de sopro Septeto 1.º Tempo e muitos alunos na escola de música”. E quanto a algumas necessidades da colectividade e da banda, o presidente da colectividade frisa que “existem algumas a nível de instrumentos, já que todos os anos há que substituir alguns e adquirir outros para os novos músicos, o que obriga a um gasto anual de cerca de 10 mil euros”. E acrescenta: “Também as instalações necessitam ser melhoradas, embora o ideal fosse a construção de um edifício novo, mais amplo e com capacidade para mais actividades, mas este problema por enquanto não é concretizável, acentua Vasco Caetano.

Texto e fotos: António Faias

Sem comentários: