Queluz

Sob a sombra de Stuart Carvalhais

Na tomada de posse, António Barbosa de Oliveira, PS, conseguiu que a sua proposta de executivo (cinco elementos do PS e dois da CDU) fosse aprovada por unanimidade.


>>>> Barbosa de Oliveira no acto de posse

Não deixa de ser estranho, na medida em que Barbosa de Oliveira tem sido continuamente atacado por diversos sectores pela destruição da casa de Stuart Carvalhais.

O agora presidente da Junta – que entra, por lei, no seu último mandato – recusou-se a comentar o caso à Lusa mas, posteriormente, declarou que “o que aquela casa tem é um projecto aprovado de urbanização para o local”. São situações anómalas que não escaparam a algumas vozes das bancadas da oposição. Rosinda Beltrão, do Bloco de Esquerda, por exemplo, referiu o seu “repúdio e protesto pelo acto inqualificável que constituiu a demolição da casa de Stuart Carvalhais”, bem como considerou “inaceitável que esta freguesia continue sem a construção de um centro de saúde, com as condições técnicas e humanas exigíveis para o efeito”.

No mesmo sentido se manifestou a autarca da CDU, Helena Isabel Freitas, ao afirmar que chegou a ser perspectivada a construção naquele edifício [a casa de Stuart Carvalhais] de um centro cultural. “No entanto, a exigência de construção de novos equipamentos culturais mantém-se”, concluiu a autarca.

Apesar de tudo, António Barbosa de Oliveira considerou que tem conseguido levar a água ao seu moinho e daí a confiança dos eleitores queluzenses. No final destes quatro anos, o autarca quer ser recordado “como um presidente que ajudou a melhorar a qualidade de vida da população de Queluz”.

Para tal, e a avaliar pelas intervenções na cerimónia, que decorreu na passada sexta-feira, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Queluz, assume grande importância a resolução do impasse em torno do centro de saúde.



Texto e foto: António Pessoa

Sem comentários: