Sintra

Partido Socialista assume oposição

Os vereadores do Partido Socialista, Ana Gomes, Domingos Quintas, Ana Queiroz do Vale e Eduardo Quinta Nova, não aceitaram qualquer pelouro para o quadriénio 2009-2013 na Câmara Municipal de Sintra.



Ana Gomes quer ser o rosto de uma oposição interventiva no terreno


Esta força política segundo depoimento de Ana Gomes em 16 de Outubro a este semanário assumiu perante os sintrenses que será uma oposição leal, construtiva e atenta quer na Câmara Municipal de Sintra quer na Assembleia Municipal. Uma oposição que segundo Ana Gomes estará no terreno a ouvir, a fiscalizar, a pedir contas e a apresentar propostas alternativas.

E foi dentro deste contexto que na primeira reunião realizada, os vereadores do Partido Socialista, preocupados com o esvaziamento de poderes do colectivo camarário resultante da avocação ao presidente Fernando Seara de um conjunto de competências em matéria de Urbanismo, Edificações e AUGI’s (Áreas Urbanas de Génese Ilegal), se mantivesse a competência na Câmara Municipal de Sintra, apresentaram uma proposta para que estas matérias permanecessem na competência colectiva da Câmara.

Segundo comunicado do PS o vereador da CDU subscreveu oralmente essa proposta e acrescentou, até, outras matérias que deveriam permanecer na competência colectiva da Câmara.

Contudo as propostas do PS e da CDU não foram aprovadas pela maioria. Assim, foi adoptada a proposta inicial apresentada pelo presidente, Fernando Seara, apenas com os votos contra do Partido Socialista. O vereador da CDU, contraditoriamente, votou ao lado da Coligação Mais Sintra!

Ainda nesta reunião, os vereadores do PS apresentaram uma proposta, no sentido de facilitar a inscrição dos cidadãos que queiram participar nas reuniões públicas da Câmara Municipal, nomeadamente através do recurso à via informática. Por pedido do presidente, a votação desta proposta foi adiada para reunião prevista para a hora do fecho desta edição.

Foto: António Faias

Sem comentários: