Cacém / Sintra

Marionetas nacionais e internacionais
“actuam” no Cacém

Começou no dia 28 de Novembro o Festival Internacional de Marionetas de Sintra (FIMS) no Auditório Municipal António Silva, no Cacém. E começou bem, com uma sala esgotada para ver o espectáculo Wooden Circus, do consagrado grupo checo Karromato. Para todas as idades, a actuação despertou sorrisos com as marionetas de fio a representarem o circo de forma alegre e quase bizarra, trazendo a nostalgia dos palhaços, dos animais e das acrobacias circences. Na cerimónia de estreia estiveram presentes, para além do representante da Câmara Municipal de Sintra, a embaixatriz e secretários da República Checa, e representantes de empresas patrocinadoras do evento.



>>>>>Nuno Correia Pinto (Director Artístico do FIMS); Dr.ª Maria João Raposo (Directora Municipal do Departamento da Cultura e Turismo); Kiko e Pavla (Actores-Marionetistas); Sr.ª Embaixatriz Marketa Sarbochova (República Checa); filho da Embaixatriz; Sr.ª Lucie Lachoutová (Cônsul, Adida Cultural e de Imprensa da Embaixada da República Checa); Marido da Embaixatriz








>>>>>Kiko e Pavla (Actores-Marionetistas da Companhia Karromato) nos bastidores a prepararem as marionetas.









O FIMS, que terá a periodicidade bianual, não quer ser mais um festival de marionetas. Antes procura uma identidade própria através de uma programação que dá relevo à multidisciplinaridade, à valorização da imagem e do movimento, à paridade dos elementos visuais activos e dinâmicos. Eixo fundamental na programação do FIMS é a extensão às outras artes, numa pesquisa voltada para as preocupações contemporâneas das artes vivas.






>>>>> Dr. Orlando Teixeira (Director Geral da Skoda, um dos Apoiantes do FIMS); Nuno Correia Pinto (Director Artístico do FIMS); Sr.ª Embaixatriz Marketa Sarbochova da República Checa (apoiante do FIMS)









>>>>>Dr.ª Marketa Sarbochova, Embaixatriz da República Checa cumprimentando a marioneta “Palhaço”








A programação, do Chão de Oliva, é financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal de Sintra e Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel e em parceria com a Embaixada da República Checa, Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Palmela, Festafife e Teatro de Marionetas do Porto.


No final as crianças apreciaram as marionetas de perto


Esta festa das marionetas em Sintra prolongar-se-á até 19 de Dezembro com a apresentação, aos sábados, pelas 16h, respectivamente dos grupos Tanxarina (Espanha), Teatro de Marionetas do Porto – a grande e obrigatória referência do teatro de marionetas em Portugal – e o grupo anfitrião, o Fio D’Azeite/Marionetas Chão de Oliva.



Marionetas do espectáculo "Wooden Circus" do grupo de marionetas "Karromato"

Sem comentários: