Sabugo


Festival de Folclore "Sabugo 2009" apresenta excelentes ranchos

O Festival de Folclore das “Lavadeiras” do Sabugo – “Sabugo 2009” – constituiu mais uma vez um êxito, com o Auditório do Mosqueiro, palco do evento, a apresentar um conjunto de valiosos ranchos, e uma grande assistência, que aplaudiu com entusiasmo as suas actuações.


Rancho de "As Lavadeiras" do Sabugo


Na noite do passado dia 18 o Auditório do Mosqueiro foi mais uma vez palco do tradicional festival anual do Rancho Folclórico “As Lavadeiras” do Sabugo, que ali apresentou os seus ranchos infantil e adulto e os ranchos convidados – o Grupo Folclórico de Vila Nova de Sande (Guimarães), o da Casa do Povo de Ceira (Coimbra), o Danças e Cantares Regionais do Faralhão (Setúbal) e o Tradicional de Cinfães (Douro Sul). Com uma noite de clima ameno e o bonito e acolhedor Auditório do Mosqueiro a registar a presença de numeroso público, José Alves, elemento do rancho das “Lavadeiras” e habitual apresentador dos seus festivais, saudou os presentes e apresentou o primeiro rancho, o infantil do Sabugo, que ali exibiu os seus já muitos conhecimentos na arte de executar as danças do folclore tradicional da região saloia, a que a assistência tributou fortes aplausos.


Seguiu-se o rancho adulto das “Lavadeiras”, que apresentou no “tablado” várias danças do seu reportório, acompanhadas das bonitas músicas da tocata e das vozes de Elisabete Vitorino, Joaquim Reis e António Alberto, com o público a aplaudir com entusiasmo, enquanto no ribeiro junto ao palco e ao poço ali existente algumas mulheres lavavam lençóis e outras peças de roupa, numa demonstração de como esta tarefa era executada antigamente nas ribeiras da região. Seguiram-se os vários ranchos participantes, cada qual apresentando os trajes tradicionais e as bonitas coreografias das danças e cantares das suas regiões, que granjearam os aplausos da assistência, que não arredou pé dos seus lugares, acompanhando o espectáculo até ao final, quando já passava da meia-noite.


Falta fazer muita coisa no Mosqueiro

“O festival decorreu muito bem, os grupos participantes são muito valiosos, e o clima, com uma excelente temperatura, também ajudou, não afastando as pessoas, as quais acorreram em grande número”, disse-nos António Alberto, no rancho “As Lavadeiras” há 42 anos, do qual é ensaiador e elemento da tocata.


Referindo-se ao rancho infantil, António Alberto adiantou-nos que o mesmo é constituído por cerca de três dezenas de elementos, “muitos dos quais, obviamente, ainda a aprender a dançar, mas alguns já o fazem muito bem e mais tarde virão a integrar o grupo adulto. A direcção do rancho aproveita este festival para os apresentar ao público e também para proporcionar-lhes a ocasião de mostrarem os conhecimentos já adquiridos nesta arte do folclore”. Acerca do magnífico Auditório do Mosqueiro, António Alberto afirma que no mesmo “ainda falta fazer muita coisa, tal como construir uma casa rústica e uma réplica do chafariz e colocar a picota no poço, mas infelizmente têm faltado os apoios que antes existiram, os quais esperamos que voltem a ser disponibilizados pela Junta de Freguesia de Almargem do Bispo e pela Câmara de Sintra”.


texto e foto: António Faias



FIM DA EDIÇÃO nº3802 de 31/07/2009