Sintra/Europa


Associação Empresarial de Sintra em projecto europeu

A Associação Empresarial de Sintra (AESintra) é o parceiro nacional do projecto europeu, relacionado com novas tecnologias, E-Incorporate. O objectivo deste projecto é facilitar e dinamizar a utilização de tecnologias de informação e comunicação por parte de micro-empreendedores e pequenas e médias empresas (pme’s) do concelho.

As primeiras reuniões de trabalho decorreram nos dias 22 e 23 de Setembro, no Hotel Tivoli em Sintra, onde estiveram presentes os representantes da AESintra, do Instituto Madrileno de Apoio ao Desenvolvimento Local, da Federação Madrilena de Municípios, do Instituto Tecnológico de Aragão e da Câmara de Comércio e Indústria de Gers.

O projecto, com parceiros de Espanha (promotor da iniciativa) e de França, tem como missão principal a “constituição de redes estáveis de cooperação em matéria tecnológica”, no sentido de reforçar a competitividade dos micro e pequenos negócios da zona sudoeste da Europa. A primeira fase do projecto consistirá num estudo do território. No entanto, como referiu Joaquim Miranda, da AESintra, sabe-se que muitos dos “micro-empreendedores e pme’s não utilizam novas tecnologias nos seus negócios”. Numa fase mais avançada, referiu o responsável, será dada formação tanto a estes como a instituições e até juntas de freguesia. “Dando apoio aos parceiros locais, chegamos a mais pessoas”, explicou.

Os primeiros seis meses serão de estudo e a aplicação do projecto será dentro de ano e meio. “O objectivo geral é que o espaço sudoeste da zona europeia esteja mais desenvolvido no âmbito dos microempreendedores e das pme’s”, concluiu Joaquim Miranda.

O projecto será financiado em 75% por um fundo da União Europeia.

texto e foto: Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: