S. Pedro de Penaferrim / Sintra




Sociedade Filarmónica “Os Aliados” festeja Natal
com apresentação da Escola de Música

A Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, de S. Pedro de Penaferrim (Sintra), realizou no passado sábado a sua Festa de Natal, consagrada sobretudo aos alunos da Escola de Música, que ali mostraram os seus conhecimentos musicais adquiridos ao longo do ano e interpretaram algumas canções de Natal, acompanhados pelos acordes do Grupo Musical da colectividade.

A tarde do passado sábado levou ao salão de festas de Os Aliados, colectividade de S. Pedro de Penaferrim – onde estava patente uma exposição de fotografias com o seu historial de 87 anos –, centenas de pessoas, algumas das quais familiares dos alunos da Escola de Música, que ali exibiram, para além dos bonitos e tradicionais gorros do Pai Natal, os seus conhecimentos musicais adquiridos ao longo do ano. Dirigidos pelo seu professor, Rui Moreira, que é também regente da Banda e do Grupo Musical da colectividade, os alunos executaram pequenos excertos musicais em flauta de bisel e outros instrumentos, segundo as classes que frequentam, cantando ainda algumas conhecidas canções de Natal, acompanhadas musicalmente pelo Grupo Musical.

Finda a apresentação dos alunos, o Grupo Musical executou, sob a direcção do seu maestro, Rui Moreira, várias peças do seu reportório, muito aplaudidas, encerrando a festiva tarde um muito bem confeccionado e abundante beberete, constituído por produtos fornecidos pelos pais dos alunos da escola e por alguns comerciantes da terra.


Grupo Musical de “Os Aliados”


“É cada vez mais difícil manter a colectividade”
No final do evento, António Manuel Ferreira, presidente da direcção há dezena e meia de anos, apenas com um de interrupção, adiantou ao JS que “esta festa foi dedicada aos alunos da escola de música, que este ano tem mais alunos, cerca de uma vintena, e quisemos apresentá-los a associados e amigos da colectividade, a fim de homenageá-los pela sua dedicação à aprendizagem da música e incentivar também os pais e também outros sócios, ou apenas residentes na freguesia, a participarem na vida de Os Aliados, a fim de mantê-los vivos, porque é cada vez mais difícil manter toda esta actividade. É a primeira vez que realizamos esta festa, mas estamos satisfeitos, porque temos aqui uma boa assistência, o que é gratificante”. Os Aliados, que com os seus 87 anos já foram uma grande colectividade do concelho de Sintra, com os seus Carnaval Caracolino e Baile da Rainha a atingirem grande magnificência e a atraírem milhares de pessoas.

Referindo-se à banda de música, António Manuel Ferreira adiantou que a mesma “está bem, com cerca de três dezenas de elementos, embora alguns pertençam a outras bandas e venham dar apoio à nossa sempre que necessário, o que acontece também noutras bandas”.

Como eventos principais Os Aliados realizam anualmente a sua festa de aniversário em Junho e o Baile da Rainha pelo Carnaval.



Texto e fotos: António Faias

Sem comentários: