Sintra - Queluz

Torneios Medievais em Sintra
testemunham regresso ao passado




Malabaristas em acção

Inseridos na iniciativa camarária intitulada Rota das Feiras, realizaram-se no passado fim-de-semana em Sintra tendo por palco o Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio), os já tradicionais Torneios Medievais a Cavalo, uma recriação histórica que proporcionou, a quem a eles assistiu, um regresso à Idade Média, aos usos e costumes de então, recriando cenas militares e outras do início do século XV e da Corte de D. João I.

Com um acampamento militar instalado no terreiro fronteiro ao Palácio Nacional, não faltaram ali, nas tardes de sábado e domingo, os combates entre cavaleiros e outros guerreiros, presenciados por milhares de espectadores, que aplaudiram com entusiasmo as cenas ali apresentadas, em que se incluíram muitos jogos malabares e outros, executados por figuras trajando à moda da época ali representada.

Duas tardes culturais que merecem sempre a atenção e o aplauso dos muitos turistas e naturais que visitam Sintra nestes dias, e que foram enriquecidas com a bonita e bem montada Feira de Artesanato instalada na Volta do Duche, com vários artesãos confeccionando ali as suas peças, entre os quais vimos um que esculpia originais figuras em madeira a partir de vulgares troncos de árvore, e outro que realizava bonitos objectos ou figuras a partir do barro.

Feira Setecentista em Queluz
No próximo fim-de-semana e com início hoje, sexta-feira, realiza-se em Queluz, no Largo do Palácio Nacional, entre as 15 e as 23.30 h, uma Feira Setecentista, uma recriação de um típico mercado do reinado de D. Maria I, distribuído pelo amplo recinto.

Trata-se de uma excelente oportunidade de viajar, gratuitamente, através da Época Setecentista, evento no qual artesãos e comerciantes nacionais e estrangeiros recriarão ofícios e artes daquela época.

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: