Mira Sintra

Divertimentos de Verão

Ao longo dos meses de Julho, Agosto e Setembro, o projecto “Novos Desafios” (enquadrado no Programa Escolhas) em parceria com a Casa Seis (entidade promotora e gestora), viabiliza um programa completo de férias de Verão “em movimento”, com os apoios do Instituto Português da Juventude (IPJ) e da Câmara Municipal de Sintra.


Crianças em férias movimentadas


Assim, seguindo a mesma linha de acção a que nos propomos ao longo de todo o ano (numa lógica de intervenção comunitária interdisciplinar), procura-se ocupar os tempos livres dos jovens e das crianças inscritos neste programa e, assim, desenvolver as suas capacidades pessoais, intelectuais, sociais e os conhecimentos gerais sobre diversas realidades do mundo em que vivemos.

Para este efeito, oferecemos um programa bastante variado que contempla, invariavelmente, a dinamização de variados ateliês lúdico-pedagógicos (nomeadamente, de pintura, música, reciclagem, jogos de tabuleiro), as visitas lúdico-pedagógicas (das quais destacamos o centro lúdico das Lopas e a visita ao Jardim Zoológico), as actividades de carácter mais desportivo no interior e exterior da instituição (treinos de futebol da equipa “Novos Desafios”, aulas de dança, idas à piscina de Mira-Sintra, aulas de ioga, de rugby e de ténis), bem como a incansável utilização da mesa de matraquilhos, de pinge pongue, da playstation e do Centro de Inclusão Digital (CID) onde, por esta altura, os jovens deliram com o acesso livre da internet!

Procuramos que os espaços exteriores de Mira Sintra sejam devidamente usufruídos, pelo que também são frequentes os piquenique no Parque Urbano ou no Parque Verde da freguesia, a organização de peddypapers pela freguesia ou até campeonatos desportivos no campo de jogos. Não obstante, uma vez por semana deslocamo-nos até à praia de Carcavelos onde todas as ansiedades pelos banhos de mar são merecidamente saciadas. No final de Agosto, prevê-se ainda um passeio enérgico ao Parque Municipal de Mafra para um dia bem passado na piscina do parque!

Impróprio seria também se não se mencionassem naqueles que, na prática, fazem com que todo este motor de movimento suceda e se mantenha, a todo o gás, até ao fim! Uns mais na linha da frente, outros na retaguarda, outros como relações públicas, outros como administrativos, cozinheiros, mediadores ou até enquanto convidados (que frequentemente recebemos)… todos eles caracteristicamente polivalentes, fazem parte desta equipa os técnicos habituais da Casa Seis, os técnicos do projecto “Novos Desafios”, monitores contratados especificamente para este período e, de destacar, os turnos rotativos de jovens adolescentes monitores de Ocupação de Tempos Livres (patrocinado pelo IPJ). Estes têm a particularidade de serem todos eles jovens da freguesia que, num reverso da medalha, vivenciam a perspectiva de quem normalmente deles cuida…!

É indiscutível a pertinência desta iniciativa não só por visar a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, orientando-os para o desempenho de actividades ocupacionais que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado, mas permitir o contacto experimental com algumas actividades profissionais que potenciem a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens, contribuindo para o processo de educação não formal. Em suma, se ainda não tem programa de férias para o seu filho, informamos que dispomos ainda de vagas para o programa de férias… se tem alguma habilidade que gostasses de partilhar, acolhemos de braços abertos os nossos convidados ou qualquer sugestão de parceria… se é um mero leitor, em última instância fica a saber que há coisas interessantes a acontecerem nos meses de Verão para as camadas mais jovens… Finalmente, se ficou curioso, porque não nos vem visitar?

Ana Parente

1 comentário:

Solange Aquino disse...

O Jornal de Sintra continua fiel à sua política de divulgar as boas práticas. Para a nosaa instituição (Casa Seis), que desenvolveve o seu trabalho em Mira Sintra, é muito importante ver divulgadas as acções que desenvolve.
Também é notória a clareza de ideias e leveza do texto produzido pela Ana Parete, uma "jornalista" em potencial.
Obrigada!
Solange Aquino (Coordenadora Técnica da Casa Seis)