S. João das Lampas

Exposições caninas de Sintra saldaram-se por brilhantes êxitos



As Exposições Caninas Nacional e Internacional de Sintra saldaram-se por brilhantes êxitos, tendo contado com a participação de centenas de animais das mais diferentes raças, que atraíram ao Largo de S. João das Lampas, palco do evento, milhares de pessoas.


Um dos muitos momentos da exposição dos animais concorrentes

Promovidas pela Câmara Municipal de Sintra e organizadas pela Comissão de Festas da Vila Velha, realizaram-se em S. João das Lampas, nos dias 25 e 26 de Julho, respectivamente, as 28.ª e 26.ª Exposições Caninas Nacional e Internacional de Sintra/2009, que contaram com a participação de centenas de exemplares, das mais diversas raças e tamanhos, desde as “miniaturas” pinchers, chihuahuas e yorkshires aos corpulentos são-bernardos.


Foram dois dias em que, perante numerosas assistências e os aplausos prodigalizados aos vencedores, classificados pelos respectivos júris, as centenas de exemplares desfilaram mostrando as suas potencialidades, as quais possibilitaram que muitos subissem ao pódio.


Evento foi um êxito

Hermínio Santos, coordenador da Comissão Organizadora das Exposições Caninas de Sintra, comissão integrada na Comissão de Festas da Vila Velha e constituída especificamente para realizar este evento, adiantou ao JS que estas duas exposições realizam-se todos os anos, e desde há alguns aqui em S. João das Lampas no último fim-de-semana do mês de Julho, mas anteriormente já tiveram por palco outros locais, tais como o Parque da Liberdade, o Largo D. Fernando II (em S. Pedro), o pavilhão do Hockey Club de Sintra, o campo de jogos do Sport União Sintrense e a Base Aérea de Sintra, sempre organizadas pela Comissão de Festas da Vila Velha.


“Estas exposições são desde o seu início promovidas pela Câmara Municipal de Sintra e organizadas pela Comissão de Festas da Vila Velha, e a sua finalidade é trazer para Sintra um cartaz turístico da canicultura portuguesa”, considerou Hermínio Santos, que acrescentou que os concorrentes proprietários dos animais são na sua grande maioria portugueses, espanhóis e franceses, embora participem também um ou outro italiano, esloveno ou belga”.


Numa apreciação à forma como o evento decorreu, Hermínio Santos adiantou que “tendo em consideração o momento de crise que se vive no país, na Europa e no mundo, posso afirmar que as exposições foram um êxito, já que o número de exemplares concorrentes às duas exposições até aumentou em relação ao ano passado, e para todo o êxito do evento contribuíram os apoios recebidos, entre os quais o da Junta de Freguesia de S. João das Lampas, ao ceder o espaço para as exposições e algumas verbas, e a colaboração da Junta de Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, que nos emprestou algumas tendas para apoio ao certame”.


(A notícia é publicada com algum atraso pelo facto de o JS ter suspendido a sua publicação durante três semanas do mês de Agosto, em virtude das férias do pessoal).


texto e fotos: António Faias


Sem comentários: