Belas



3.ª Taça Jorge Sampaio junta individualidades a favor da Fundação do Gil


O Belas Clube de Campo foi o lugar que recebeu várias individualidades na 3.ª edição da Taça Jorge Sampaio (golfe), no passado dia 12. Tal como no ano passado, as receitas reverteram a favor da Fundação do Gil, instituição de apoio a crianças carenciadas. O Jornal de Sintra esteve no conhecido evento de golfe e conversou com algumas das personalidades presentes.


A figura de destaque foi o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, a quem a taça é dedicada pelo esforço na divulgação desta modalidade desportiva. “Costumava praticar golfe, mas fui operado à retina e deixei de o fazer”, contou ao Jornal de Sintra, e “agora é uma questão de treino e organização” até voltar a praticar. Acabado de chegar de Washington, mas sem o denotar na sua boa-disposição, o ex- Presidente elogiou a iniciativa de fazer reverter os fundos da taça para a Fundação do Gil, salientando que “precisamos de uma sociedade civil muito dinâmica, capaz de tomar iniciativas, e para isso precisávamos de muitas fundações do Gil”.

Vinte equipas formadas pelos 20 melhores profissionais apurados no Troféu Belas Clube de Campo e 60 amadores concorreram à 3.ª Taça Jorge Sampaio, na manhã do dia 12, tendo ganho Nuno Andrada, com 40 pontos. Já Mercedes Balsemão conquistou o prémio “Nearest to the pin”, na categoria de senhoras. Em termos de equipas, a vencedora foi a de Alexandre Botelho, com 106 pontos. O importante, no entanto, foi o apoio conseguido para a Fundação do Gil (que tem também um núcleo em Sintra), que foi agraciada com um cheque de 10 mil euros, quantia que reverterá para crianças carenciadas.


André Jordan, o impulsionador do evento e o sintrense ex-Presidente da República Jorge Sampaio no Belas Clube de Campo


Figuras conhecidas em prol da Fundação do Gil
Com o alto patrocínio de Jorge Sampaio, o apoio da Federação Portuguesa de Golfe e da PGA Portugal, o evento, que decorreu durante toda a manhã, juntou diversas caras conhecidas do público, como Luís Represas e Margarida Pinto Correia (administradora executiva da Fundação do Gil), João de Deus Pinheiro, os embaixadores Alexander Ellis e Andersen Guimarães, Francisco e Mercedes Pinto Balsemão, Marina Arnoso, Maria Jesus Beltrão, André e Nora Jordan, Fernando Seara bem como Jorge Sampaio e Maria José Ritta (presidente da Fundação), entre outros. A Fundação do Gil, que fará dez anos no final deste ano, foi o centro das atenções desta iniciativa, já que um dos objectivos foi angariar fundos para a conhecida instituição que apoia crianças que são obrigadas a permanecer hospitalizadas mesmo após a cura, por falta de condições nas suas casas ou no seio familiar. “Um hospital não é um lugar para uma criança crescer e se desenvolver”, explicou Margarida Pinto Correia, salientando que a missão da Fundação é “abrir janelas do mundo exterior” a todos esses jovens que não têm possibilidades de voltar para casa, muitas vezes por não haver transporte que lhes permita estar no hospital para proceder aos tratamentos regulares ou porque as condições das suas casas apenas contribuiriam para piorar a sua situação clínica.

Nesse sentido, a Fundação promove acções de carácter social, cultural, educativo, artístico, científico e também de assistência, através da Casa do Gil, um centro pioneiro no país, que faz um acolhimento temporário de crianças necessitadas de cuidados intermédios de saúde. Uma vez por semana, crianças e jovens internados em unidades hospitalares, prisionais ou outras, recebem animadores da Fundação, que dinamizam actividades de distracção e de aprendizagem. “Não é possível que o Estado faça tudo”, ressaltou Jorge Sampaio no seu discurso, “o estímulo da sociedade civil tem de crescer em Portugal” e a Fundação é um exemplo de como esta sociedade civil “tem começado a desabrochar e tem melhorado muito”.

Taça dedicada ao antigo Presidente da República
“Durante seis anos”, explicou André Jordan, criador deste evento, “a Taça Presidente da República fez um grande sucesso”. Após o final do mandato houve, por isso, a ideia de se criar uma competição exclusivamente dedicada a Jorge Sampaio, amigo de longa data do conhecido empreendedor do Belas Clube de Campo. Esta nova taça, que conta já com três edições, juntou-se à causa da Fundação do Gil na edição passada, unindo assim vários famosos numa competição saudável em prol de uma causa maior, a de ajudar crianças carenciadas através de um desporto tão apreciado no seio das classes sociais mais altas.






texto e fotos: Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: