Belas

Pego Longo será a Vila do Clima

O Projecto Vila do Clima, criado a partir de uma parceria entre a autarquia e entidades privadas, vai ser implementado no bairro de Pego Longo, em Belas. O objectivo é requalificar o bairro, tornando-o ao mesmo tempo mais amigo do ambiente. A carta de compromisso dos intervenientes foi assinada no dia 12 do corrente.

“Quando pensámos neste projecto, não pensámos nas infra-estruturas, em painéis solares, em carros eléctricos, pensámos primeiro nas pessoas”, explicou Gonçalo Carvalho, da Ecoprogresso, aquando da assinatura da carta de compromisso entre os intervenientes do projecto, no dia 12 do corrente.


Gonçalo Carvalho, da Ecoprogresso, Marco Almeida, da C.M.S. e Luís Fernandes, administrador da Agência Municipal de Energia


Pego Longo, em Belas, foi o bairro escolhido para esta iniciativa, pioneira no país, que tem como objectivo unir esforços públicos e privados para requalificar um bairro tornando-o, ao mesmo tempo, amigo do ambiente ao focar medidas de combate às alterações climáticas.

A parceria entre a Câmara Municipal de Sintra, a Ecoprogresso, o grupo de comunicação GCI e a Agência Municipal de Energia (AMES) promove o apoio de mais entidades e tem como base um plano de cinco anos, ao fim dos quais o bairro será um exemplo ao nível da protecção ambiental.

Pego Longo foi criado para alojar as pessoas após as cheias de 1967, mas desde essa altura para cá “ainda há muito por fazer”, salientou o administrador da AMES, Luís Fernandes. “Este bairro é um diamante por lapidar”, rematou, explicando que uma das metas do projecto é “cativar empresas para implementarem soluções, sendo ao ofertarem ou ao possibilitarem linhas de crédito para a aquisição de equipamentos ”.


Os próprios moradores encontraram formas de economizar recursos ambientais



Educação ambiental
No dia 5 do corrente foram trocadas as lâmpadas incandescentes dos moradores por lâmpadas economizadoras de energia. A par disso, pretende-se também envolver os cerca de 1000 habitantes de Pego Longo em acções de requalificação a nível ambiental e social a fim de se mudarem as mentalidades e os comportamentos.

No entanto, alguns dos moradores encontraram as suas próprias soluções para poupar nos recursos hídricos através de sistemas de captação da água das chuvas, que são depois utilizadas para outros fins que não impliquem o uso de água potável. As habitações do bairro foram, muitas delas, construídas de raiz pelos próprios habitantes, mas padecem de carências a nível energético e térmico. Ao equipar Pego Longo com as várias infra-estruturas básicas haverá, não só um aumento da qualidade de vida da população, mas também uma educação e sensibilização ambiental para os moradores, bem como uma poupança de energia. Outra das metas será tornar o bairro como exemplo e implementar-se as mesmas medidas noutras localidades do concelho. Equipar o bairro com mais espaços verdes, ecopontos, equipamentos de compostagem de lixo, renovar o isolamento térmico e acústico das casas, levar a circulação de transportes públicos colectivos a todo o bairro, construir ciclovias, são algumas das medidas para tornar Pego Longo num bairro socialmente ambiental.


texto e fotos: Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: