O poder do voto

Programa da CDU à CMS para 2009/2013

O programa da CDU apresentado no dia 1, terça-feira, é segundo esta força política, o resultado duma reflexão conjunta, ao longo de anos, envolvendo os eleitos locais da CDU em todos os órgãos autárquicos, técnicos das diferentes especialidades e a população, directamente ou através das suas associações cívicas.

São seis as grandes áreas de intervenção pela CDU seleccionadas como prioritárias a que correspondem medidas de política que têm estado, desde há anos, presentes em todas as suas intervenções – e que se mantêm actuais por força da inércia dos responsáveis políticos aos diferentes níveis – e medidas novas geradas pela dinâmicas próprias do Concelho que não foram devidamente antecipadas pelo actual poder autárquico, mais apostado numa lógica do esperar para ver e na dúvida adiar.

Concretizando:
1. Ordenamento do Território. Urbanismo, Requalificação Urbana. Habitação. Ambiente, Mobilidade
Destaque para:

• A rescisão do Plano Director Municipal (PDM) pelo facto de se estar a viver uma certa retracção da pressão urbanística em consequência da retracção da procura na compra de habitação. (Em 2009 completam- se os dez anos de vigência do actual PDM tornando- se obrigatória a sua revisão);

• O arrastamento dos processos de legalização das AUGI (Áreas Urbanas de Génese Ilegal) com o acumular de situações de desespero por parte dos proprietários/moradores desses bairros, obrigados a viverem há anos – alguns há mais de 30 anos – sem as infraestruturas básicas essenciais (água, esgotos, arruamentos acessos etc).

2. Saúde. Solidariedade Social. Segurança das populações
• Sintra é o segundo Concelho do país, em vias de ser o primeiro, e não tem um único Hospital.

Parte da população serve-se do Hospital Fernando Fonseca, outra parte vai servir-se do Hospital de Cascais, em construção, uma grande parte vai continuar a descoberto quanto ao direito constitucional à saúde e a engrossar as longuíssimas filas de espera dos hospitais existentes.

Por isso defende a CDU com veemência a construção de um Hospital em Sintra, de gestão pública.

Recorda a CDU que em períodos eleitorais recentes tem sido prometido, a construção deste hospital e até com pompa e circunstância e colocação de placa identificativa. Mas a necessidade e a premência na construção deste hospital mantém-se e o empenhamento da CDU não esmorece com o tempo.

• A segurança das populações deve ser assegurada por um por um reforço quantitativo e qualificativo do policiamento de proximidade sendo indispensável a construção de Esquadras em Sintra, Cacém, Belas, Agualva e a instalação de postos nas estações da CP.

3. Educação. Ensino. Juventude. Cultura
• A CDU destaca para instalação na Quinta da Riba Fria, há oito anos na pose da Câmara sem utilização permanente, dum Centro Municipal da Juventude com valências na área ambiental e do turismo da natureza.

4. Turismo. Actividades económicas
• Destaca a recuperação do Centro Histórico de Sintra alargando a área de intervenção à Estefânia e S. Pedro pela importância desta intervenção no plano cultural, no plano económico/turístico e ao nível da qualidade de vida da população residente carenciada de infraestruturas básicas essenciais e afectada na sua mobilidade por falta de uma rede devidamente estruturada de transportes, circulação e estacionamento.

• Destaca ainda a manutenção e requalificação de Mercados e feiras Municipais, através duma política de valorização destes espaços enquanto solução de abastecimento público de proximidade inseridos numa política tradicional com raízes profundas na historia e na cultura dos sintrenses e o apoio à agricultura nas zonas rurais do concelho com a promoção dos produtos locais.

5. Desporto e Tempos Livres
• Destaca a criação de um Complexo Desportivo Municipal localizado entre Rio de Mouro e Agualva com dimensões qualidade para servir todo o concelho e a construção de uma rede de piscinas e pavilhões Municipais adaptadas às reais necessidades do Concelho.

6. Órgãos e Serviços da Autrquia. Freguesias
• Repensar os órgãos e serviços municipais numa óptica de defesa do primado do serviço público e da necessidade de aproximar os serviços da população é um propósito que transparece em todas as medidas que a CDU propõe para este item e se sustenta no reconhecimento da capacidade e disponibilidade dos trabalhadores da autarquia.

Fonte: CDU


(clicar para ampliar)

1 comentário:

Anónimo disse...

A CDU está a trabalhar bem e não deixa as questoes em mãos alheias.
O programa é bom mas tem que ser exigente para com os eleitos para que tudo seja realizado.
Ainda não sei em quem votar mas gosto do programa

Antonio Nogueira/Queluz