Sintra

Joaquim de Almeida, um português americano morador em Sintra apresenta o livro “Óscar no Teatro”

O conhecido actor português, reconhecido internacionalmente pelo seu talento na Sétima Arte, esteve em Sintra, terra onde passa grande parte do tempo quando está em Portugal, para apresentar o segundo livro da colecção infanto-juvenil intitulado “Óscar no Teatro”, que promete ser um sucesso, à semelhança do primeiro.

Sintra é um lugar que encanta tanto estrangeiros como portugueses, com o seu património e as suas gentes a prender os que por aqui passam. Exemplo disso, é o conhecido actor Joaquim de Almeida, que confessou ao Jornal de Sintra gostar muito de aqui estar, aquando da cerimónia de lançamento do seu segundo livro infantojuvenil, “Óscar no Teatro”, no dia 3 do corrente.

O Palácio de Valenças foi o local escolhido para reunir amigos e colegas de um trabalho que aproxima o actor de mais uma arte – a da escrita – onde não faltou a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, bem como da namorada do actor e o proprietário da Taverna dos Trovadores, Fernando Pereira, um dos lugares de culto da noite sintrense, amigo e impulsionador da ideia.

O segundo “Óscar” de Joaquim de Almeida
Depois de “Óscar, o Camaleão”, apresentado em Dezembro de 2007, “Óscar no Teatro” promete divertir os mais jovens com as peripécias da personagem principal que, contou o actor, é baseada em si. “É a estória de um camaleão meio mandrião que não estudava muito mas que, apoiado na mãe, descobre a sua vocação na vida”, explicou ao JS.


John Frey e Joaquim de Almeida

Como os livros retratam um pouco da vida do actor, os dois próximos sugerem a relação deste português americano com o cinema: “Óscar vai para Hollywood” e “Óscar ganha um Óscar”. “Os três primeiros são autobiográficos, o quarto livro pode ser que ainda seja”, brincou Joaquim de Almeida, aquando da cerimónia de apresentação.

A moral deste livro, escrito em conjunto com John Frey e com ilustrações de João Ramos, é uma lição para os próprios pais, que “não devem obrigar os filhos a fazer aquilo que eles querem que eles façam, mas deixá-los escolher e encontrar a sua vocação”.

A ideia de escrever um livro partiu do amigo Fernando Pereira, com quem o actor partilha os almoços enquanto está por terras lusas. “Há 15 anos que somos amigos”, contou o responsável da Taverna dos Trovadores, “e a partir de uma brincadeira surgiu isto”.

E “isto” é a colecção de quatro livros, dois dos quais já lançados, publicados pelas Edições Tê e com o patrocínio da Câmara Municipal, que são levados aos mais jovens através das escolas, com o apoio das juntas de freguesia e autarquias. “Não somos agressivos em termos comerciais e o livro não vai estar disponível nos circuitos comerciais normais”, explicou Fernando Pereira.

“Óscar é a expressão de um português”
O co-autor do livro, John Frey, salientou que esta estória explica aos jovens que “nada nesta vida é obtido de forma fácil, é preciso trabalhar com afinco”, mas explica-o de uma forma ligeira “cheia de significado”.

Os dois escritores confessaram divertir-se enquanto escrevem, em inglês, as peripécias deste camaleão que, aos poucos, vais descobrindo o seu lugar no mundo e com afinco se torna talentoso e reconhecido.

O presidente da autarquia, Fernando Seara, esteve também presente e ressaltou que “Óscar é a expressão do português que gosta e ama Portugal e Sintra”, o que é importante pois “a vida são os afectos pelos lugares, pelas terras, pelos espaços de encontro”, o que Joaquim de Almeida demonstra de cada vez que está no nosso país. Mostrando o seu orgulho por ter o actor em terras sintrenses, o autarca resumiu os livros citando Giacomo Leopardi: “As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo”.



texto e fotos: Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: