Almoçageme



Bombeiros Voluntários de Almoçageme procedem a promoções e homenagens


Os Bombeiros Voluntários de Almoçageme celebraram no passado dia 20 de Setembro o seu 114.º aniversário, efeméride que envolveu várias actividades, entre as quais a sessão solene durante a qual foram promovidos e galardoados alguns bombeiros do corpo activo e homenageados os jovens masculinos e femininos que participaram no Concurso Nacional de Manobras para Infantes e Cadetes realizado nas Caldas da Rainha.

As cerimónias de comemoração do 114.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, realizadas no dia 20 de Setembro, iniciaram-se pelas 9.30, pelo hastear das bandeiras no quartel, seguidas de missa em memória dos bombeiros falecidos e de romagem ao cemitério. Após esta cerimónia, na parada do quartel Fernando Seara, o governador civil de Lisboa e outras entidades saudaram o corpo activo da corporação, ali em formatura, após o que este desfilou perante as entidades presentes, seguindo-se a sessão solene, durante a qual foram promovidos a bombeiros de 3.ª classe os cadetes que frequentaram a Escola Nacional de Bombeiros, galardoados alguns bombeiros pelos anos de ligação à corporação – 10, 15 e 25 anos –, os quais receberam medalhas atribuídas pela Câmara de Sintra e pela Liga dos Bombeiros Portugueses e homenageados os infantes que participaram no Concurso Nacional de Manobras realizado nas Caldas da Rainha.

No momento consagrado aos discursos o comandante da corporação, Bruno Tomás, louvou os bombeiros da associação pela sua “dedicação e espírito de ajuda ao próximo”. Referiu em seguida que “temos conseguido aumentar o número de bombeiros e ainda temos outros que queriam juntar-se a nós, mas devido à actual lei não é possível aceitá-los, com muita pena nossa”. A finalizar o comandante Bruno Tomás agradeceu “a todos os bombeiros e seus familiares o empenho e dedicação para com esta casa”, afirmando a terminar “continuar a contar com a ajuda de Deus nesta nossa caminhada”.

Seguiu-se no uso da palavra a presidente da direcção, Gabriela Fernandes, referindo no essencial que “ao longo de toda a longa vida desta associação os que marcaram a história desta casa foram precisamente os mais determinados, os mais destemidos, os que não desistiam perante a primeira contrariedade, os que pensavam sempre primeiro no que podiam fazer para ajudar e para proteger os que pertencem à nossa comunidade. E todos esses o faziam desinteressadamente”. E a concluir: “É importante recordar que foi esse espírito de voluntariado e entrega que fizeram o que hoje é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme”. Também o presidente da Junta de Freguesia de Colares, Rui Santos, desejou as maiores felicidades à associação, fazendo entrega de uma lembrança.


Fernando Seara cumprimenta corpo activo


Município de Sintra com mais bombeiros que muitos distritos de Portugal
Outros discursos se seguiram, de individualidades dirigentes de organismos superiores de bombeiros, após o que Fernando Seara afirmou que “o Município de Sintra possui mais bombeiros do que muitos distritos de Portugal e as suas nove associações combatem fogos florestais no território do Município, mas também no todo nacional, o que significa uma necessidade de reflexão nacional sobre esta solidariedade do distrito de Lisboa perante o todo nacional, solidariedade que não pode ser ignorada, mas que tem de ser afirmada, e é preciso ter a consciência de que o Município afecta meios e as suas corporações ao conjunto do território nacional, e os bombeiros de Almoçageme e os das outras corporações do Município são instituições de uma comunidade que passa por diferentes regimes políticos, que sente dificuldades e ultrapassa essas dificuldades e que suscitam a adesão das comunidades”.

Fernando Seara terminou afirmando que a Câmara de Sintra tem orgulho no trabalho e empenho dos seus bombeiros, “mas fundamentalmente a comunidade de Almoçageme deve sentir orgulho na sua instituição de bombeiros”, a quem desejou parabéns pelo seu aniversário. A encerrar a sessão o governador civil do distrito de Lisboa, Jorge Andrei, referiu os apoios que o Governo Civil presta às corporações de bombeiros do distrito, e o que está a ser dado às várias corporações com a distribuição, pelo Governo Civil, de “quites” com vários equipamentos para os bombeiros que lidam com eventuais situações que podem relacionar- se com a gripe H1N1, terminando a desejar parabéns aos bombeiros de Almoçageme “pelo seu aniversário e pelo trabalho que realizam em prol dos seus semelhantes e do património regional e nacional”.

“Os nossos bombeiros são magníficos”
No final da sessão Gabriela Fernandes, presidente da direcção do Bombeiros Voluntários de Almoçageme há ano e meio, revelou ao JS que nasceu em Angola, “e como a terra onde nasci está muito longe e possuo casa em Almoçageme, onde passei a viver definitivamente há ano e meio, considero Almoçageme a minha terra”.

Acerca de como viveu este dia do 114.º aniversário dos Bombeiros “da sua terra”, Gabriela Fernandes refere que “foi fantástico, pelo que estou muito grata a todos os que participaram nesta festividade, entre os quais o antigo comandante José Alberto, que é uma grande referência da associação, mas a corporação está consciente do seu passado e do seu presente, que respeita e tenta engrandecer cada vez mais”. Questionada sobre eventuais carências e projectos da associação, a presidente da direcção afirmou que “tudo decorre dentro da normalidade, o número de viaturas existentes corresponde às necessidades, mas vamos agora tentar promover algumas obras de requalificação do quartel, já que alguns edifícios estão a necessitar de obras de remodelação, pelo que já entregámos a elaboração do projecto a um arquitecto e iremos começar a angariar verbas para essas obras”. “Mas os nossos bombeiros são magníficos em todos os campos, e tenho a certeza que se dedicarão com entusiasmo a esse objectivo, para além de outros auxílios particulares e oficiais que decerto nos chegarão”, acentuou, a terminar, a presidente da associação.

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: