Almoçageme


Festas de N.ª Sr.ª da Graça revestiram-se de grande brilho

As festas em honra de N.ª Sr.ª da Graça, em Almoçageme, que decorreram entre os dias 2 e 6 do corrente, revestiram-se de grande brilho, atraindo a esta localidade da freguesia de Colares milhares de visitantes. Com um vasto programa, em que o popular se fundiu com o religioso, o domingo constituiu o dia mais importante da festividade em louvor da padroeira, com a procissão a percorrer várias ruas da aldeia, acompanhada de largas centenas de fiéis.


As tradicionais festividades em honra de N.ª Sr.ª da Graça, em Almoçageme, iniciaram-se no dia 2 e terminaram no dia 6, servidas por um vasto e variado programa, em que as actividades de cunho popular se fundiram com a vertente religiosa, todas a atrair ao Largo Comendador Gomes da Silva, palco principal do evento, milhares de pessoas. No sábado, dia 3, à tarde, a Orquestra Ligeira da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme (SRMA) animou o recinto com a sua excelente actuação, a que se seguiu a exibição do conjunto Mocage, e à noite o baile animado pelos Ouriços do Mar.

No domingo à tarde, na igreja local, repleta de fiéis, o padre José António, pároco da freguesia de Colares, acompanhado pelo diácono Anastácio Saldanha, celebraram a missa, enquanto cânticos, orações e preces acompanhavam as suas palavras, recheadas de citações dos Evangelhos. Terminado o ofício religioso, a procissão percorreu algumas artérias da aldeia, integrando os andores com as várias imagens, onde sobressaía a da padroeira – N.ª Sr.ª da Graça –, os juízes da festa – Domingos Simões e esposa –, o pálio com os sacerdotes, o presidente da Junta de Freguesia, Rui Santos, as bandas da SRMA e 1.º de Dezembro, do Montijo, que com os seus acordes transmitiam ainda maior solenidade ao momento, encerrando o cortejo uma multidão de fiéis.

No regresso ao templo, com o espaço fronteiro ao mesmo revelando-se escasso para conter os componentes do cortejo e a imensa multidão presente, os foguetes atroavam os ares, dando ainda maior brilho à solenidade.

O andor com a imagem de N.ª Sra. da Graça



Imensa multidão no regresso da procissão ao templo


Findo o acto religioso, a Banda da Sociedade 1.º de Dezembro, regida pelo seu maestro, Rui Costa, realizou um concerto, que mereceu fartos aplausos da assistência.

As festas continuaram na segunda-feira, dia 5, com várias actividades, com destaque para a actuação dos ranchos folclóricos “As Mondadeiras” do Algueirão e “As Florzinhas do Alto Minho”, de Sacotes, e para o concerto proporcionado pela Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme, dirigida pelo seu maestro, João Panta Nunes, presenciado e aplaudido pela vasta assistência.

À noite houve baile, abrilhantado pelo conjunto Opção 4, e actuação de Ricardo Soler e Filipa Sousa, da Operação Triunfo, e fogo-de-artifício.

As festas terminaram na terça-feira, tendo-se realizado à tarde cavalhadas para crianças e adultos, e actuado à noite o cançonetista Toy, que levou ao recinto centenas de espectadores, que o aplaudiram entusiasticamente.

À uma hora da madrugada o fogo-de-artifício voltou a iluminar a noite de Almoçageme, a que se seguiu a actuação do conjunto Ténis Bar, com que encerraram as Festividades de N.ª Sr.ª da Graça 2009.

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: