Pêro Pinheiro

3.º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra decorre com acentuado êxito

O 3.º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra teve início no passado dia 24 e prolonga-se até dia 8 do próximo mês, com a participação das 13 bandas filarmónicas do concelho. Uma organização da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro, com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra.


O Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra, este ano em 3.ª edição, teve início no passado dia 24 e por palco, desta vez, o salão de festas da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro – organizadora do evento –, que registou uma boa assistência.

Iniciou o espectáculo a Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, regida pelo seu maestro, Paulo Jorge da Guia, que executou várias peças do seu reportório, justamente aplaudidas.

Seguiu-se a Banda Filarmónica da Cidade de Agualva-Cacém, cuja porta-voz, após saudar a assistência, salientou as dificuldades com que a banda se debate, “sem possuir uma sede nem local para ensaiar”, realçando “o esforço dos músicos e do maestro para manter a banda viva e cada vez com maior qualidade”.

A banda, dirigida pelo seu maestro, António Domingos, apresentou depois várias obras, muito aplaudidas pelo público.

Encerrou a noite a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, que regida por Fernando Cosme Moreira, executou seis peças, duas delas em primeira audição, com a “Clássicos Populares (selecção)”, de Carlos Marques, acompanhada pela assistência com ritmadas palmas.

No final de cada actuação os maestros e bandas foram distinguidos com placas alusivas ao Encontro e ramos de flores, com o público a tributar-lhes vibrantes aplausos. No dia 25, domingo, a actuação das bandas realizou-se à tarde, tendo-se apresentado a Banda Filarmónica de S. Bento de Massamá FilarmóniArtes (maestro Melo Vieira), a Banda Filarmónica do Grupo Bandolinista 22 de Maio de 1925 (maestro Armandino Massano Leitão) e a Banda da Sociedade Filarmónica “Os Aliados” (maestro Rui Moreira).


Dois aspectos da banda de Agualva-Cacém



Banda União Montelavarense e Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares

Festival continua amanhã e encerra no dia 8 de Novembro
O 3.º Encontro de Bandas prossegue amanhã, dia 31, às 21 h, com a actuação das bandas da Sociedade Filarmónica União Assaforense, de Nossa Senhora da Fé de Monte Abraão e da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar das Lameiras. No dia 7 de Novembro, com início às 21 h, apresentar-se-ão as bandas Filarmónica da União Mucifalense, Sociedade Filarmónica de Mira-Sintra e Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme.

O Encontro encerra no dia 8 de Novembro, à tarde, com a actuação da banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro, que comemora o seu 90.º aniversário, precedida do concerto realizado, pelas 16h, pela banda da Filarmónica Instrução e Recreio da Abrunheira (Montemor- o-Velho).

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: