S. Pedro de Sintra






A preceder apresentação das obras do novo quartel


Bombeiros Voluntários de S. Pedro inauguram viatura multiusos

Os Bombeiros Voluntários de S. Pedro de Sintra inauguraram no passado dia 20 de Setembro uma moderna viatura multiusos, oferta da Câmara Municipal de Sintra por ocasião da comemoração do centenário da associação, que ocorreu em Junho de 2006. Após a bênção e inauguração do veículo, a direcção, o comando, o corpo activo e os convidados dirigiram-se para o local onde está a ser construído o novo quartel da associação, que foi visitado demoradamente.

No dia 20 de Setembro à tarde a zona fronteira ao quartel dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro de Sintra foi palco da cerimónia da bênção e inauguração de uma nova viatura da corporação, um veículo multiusos, oferta da Câmara Municipal de Sintra por ocasião do centenário da associação, que se celebrou no dia 6 de Junho de 2006. O facto de a viatura ser inaugurada passados três anos da comemoração do centenário e da sua oferta pela edilidade surge em consequência de que só agora o veículo foi entregue pelo fabricante, na Alemanha, que teve de proceder a todo o equipamento da mesma para o fim a que se destina.

Procedeu à bênção da viatura o padre António, na presença do vice-presidente da Câmara, Marco Almeida, e de várias entidades e representações de bombeiros, para além do corpo activo em formatura, após o que o comandante da corporação e comandante operacional municipal, Pedro Ernesto, mostrou aos presentes todas as potencialidades e equipamentos do veículo, que possui uma plataforma que atinge a altura de 23 metros.

Na ocasião Marco Almeida felicitou a associação pela inauguração da nova viatura, referindo o apoio da Câmara às associações de bombeiros do concelho, sem esquecer o prestado à construção do novo quartel, cujas obras foram depois visitadas.


“Novo quartel é trabalho e sonho de muitas direcções”
No final da visita ao edifício em construção, Pedro Ernesto, referindo-se ainda à viatura recém-inaugurada, adiantou-nos que a mesma é uma multiusos, vocacionada para incêndios urbanos e industriais. Possui um tipo de equipamento muito específico, com uma plataforma que alcança a altura de 23 metros, o equivalente a um sétimo andar, dispondo ainda de um canhão de água adaptado ao “cesto”, que não necessita ser manuseado por qualquer bombeiro lá em cima, porque todas as operações são comandadas do solo. “Por outro lado, possui um equipamento de espuma que é dos mais modernos do país, o qual faz a mistura e o doseamento da espuma automaticamente e segundo a natureza do sinistro em que actua”, elucida o comandante.

Marco Almeida e Pedro Ernesto lançam o tradicional champanhe sobre a viatura

“A viatura custou cerca de 300 mil euros e esta oferta da Câmara insere-se na política seguida pela edilidade de oferecer uma viatura destas dimensões a cada associação do concelho que celebra o seu centenário, para além de todo o apoio a vários níveis que a Câmara de Sintra proporciona ao longo dos anos a todas as corporações do concelho”, salienta Pedro Ernesto, que referindo-se às obras do futuro quartel considera que “estão a andar bem, sempre em bom ritmo, e se tudo continuar assim, como é nosso desejo, esperamos que no próximo ano fiquem concluídas”.

Refira-se que o novo quartel fica situado na estrada Sintra-Estoril, perto dos Arcos do Ramalhão, em terreno cedido pela Escola Nacional de Bombeiros/ Ministério da Administração Interna, dotado de uma área e estruturas “que permitem o resguardo de todas as viaturas e outros equipamentos, bem como alojamento para todos os bombeiros que constituem o corpo activo, os quais disporão de condições que lhes permitirão o mais perfeito bem-estar no quartel, seja em serviço ou em momentos de ócio”.

A obra importa em mais de dois milhões de euros, comparticipada pelo Estado, pela Câmara de Sintra e também por alguns beneméritos e pela própria associação, e Pedro Ernesto afirma que “gostaria que em Junho de 2010, na comemoração do 104.º aniversário da associação, pudéssemos estar a inaugurar este edifício, que é um trabalho e um sonho de muitas direcções que têm passado pela associação, o qual finalmente está a ser concretizado, e quando assistir à sua inauguração sentir-me-ei realizado, porque há 20 anos que estou também nesta luta”.


texto e fotos: António Faias

Sem comentários: