Saúde

‘Os seus pés em boas mãos’

Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende, o equilíbrio do aparelho locomotor.

Ainda pouco conhecida e divulgada em Portugal, a Podologia é a ciência da área da saúde humana que actua na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

A saúde e o bem-estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer cuidados especializados que visam o tratamento dos problemas dos pés. Cerca de 60% da população europeia sofre dos pés e apenas uma pequena minoria recorre à ajuda especializada da Podologia.

Cabe ao podologista/podiatra cuidar e tratar deste órgão em todas as suas vertentes clínicas, na área da pediatria, geriatria, traumatologia, endocrinologia, dermatologia, ortopedia, medicina vascular e medicina desportiva.

A biomecânica é uma das áreas de maior intervenção podológica, trata-se do estudo das alterações estáticas e dinâmicas (estudo do caminhar) e intervém em patologias como pé chato, pé cavo, esporão de calcâneo, fasceite plantar, entre outras. Outra das áreas de maior importância podológica é a dermatologia do pé. A este nível a podologia intervém em alterações como calos, verrugas, micoses (pé de atleta), unhas encravadas, mau cheiro e excesso de transpiração.

A podologia intervém ainda no chamado ‘pé de risco’, associado a pacientes com patologia de risco como a diabetes, patologias vasculares e outras patologias metabólicas, endócrinas ou neurológicas que podem levar ao mau funcionamento dos pés.

Joana Azevedo – licenciada em Podologia

Sem comentários: