Colares

“Os Jovens e o Álcool”

Sensibilizar e educar para a saúde

Numa organização conjunta da Adega Regional de Colares, da Fenadegas (Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal) e do Instituto das Comunidades Educativas, foi levada a efeito em Colares uma acção de sensibilização e de educação para a saúde subordinada ao tema “Os Jovens e o Álcool “, destinada a alunos dos 1.º e 3.º ciclos.

Para além do objectivo de sensibilizar os jovens para os perigos do consumo extemporâneo e excessivo do álcool, esta acção pretendeu também proporcionar o conhecimento do património histórico, cultural e natural da região de Colares, no âmbito da actividade vitivinícola desenvolvida no território. Os alunos do 4.º ano do Externato Paroquial de Colares e do 9.º ano da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV) e EB 2,3 da Sarrazola puderam assim visitar as instalações da Adega Regional de Colares e o espaço-museu comemorativo dos Cem Anos da Região Demarcada de Colares existente nas Caves Visconde Salréu, acompanhados por Vicente Paulo, presidente da direcção da Adega Regional, que na oportunidade lhes falou da fundação e funcionamento da adega enquanto cooperativa e de como se produz o vinho.

Após estas visitas, coube a Teresa Mata, com a colaboração de Costa e Oliveira, ambos da Fenadegas, a responsabilidade de conduzir dois interessantes colóquios: um dirigido aos alunos do 1.º ciclo e outro aos do 3.º ciclo. Falou-se então dos perigos do consumo excessivo do álcool, das diversas bebidas alcoólicas e do seu grau de perigosidade, dos efeitos nefastos do mesmo quando consumido por gente demasiadamente jovem para tal.

Falou-se também do vinho como parte integrante de uma dieta saudável, desde que bebido com moderação e a partir da idade conveniente.



Nas fotos: Alunos do Externato Paroquial observando os cachos de uvas na videira e a máquina que as transforma em mosto




Nas fotos: Jovens da EPAV e da EB 2,3 da Sarrazola no espaço-museu e durante o colóquio



Graça Pedroso

Sem comentários: