Monte Abraão/Queluz

Junta de Freguesia constrói e inaugura
novo adro da Igreja de N.ª Sr.ª da Fé


A Junta de Freguesia de Monte Abraão comemorou no passado fim-de-semana o 12.º aniversário da sua criação, em 1997. Das festivas comemorações baseadas num vasto programa, constaram a tradicional sessão solene, no dia 10; a manifestação de pintura subordinada ao tema “IV Pintar Monte Abraão”; e “Em Sintonia com a Natureza”, com actuação de vários grupos musicais, corais e banda filarmónica da freguesia. Mas um dos momentos mais altos da comemoração da efeméride foi a inauguração do novo adro da Igreja de N.ª Sr.ª da Fé, um bonito e funcional equipamento que vem enriquecer a freguesia e todo o complexo do templo.


Centenas de pessoas na inauguração do adro

A manhã do passado domingo foi vivida em festa em Monte Abraão, onde foi inaugurado o novo adro da Igreja de N.ª Sr.ª da Fé, um bem concebido espaço público da freguesia, integrado no complexo da igreja.

Após a missa, celebrada no templo pelo pároco, padre Jacob, e seus acólitos, cerimónia religiosa em memória de todos os moradores na freguesia já falecidos, e como amplo templo a regurgitar de fiéis, realizou-se, perante muitas centenas de pessoas, a inauguração do novo adro da igreja local, com a presidente da Junta de Freguesia, Fátima Campos, a proceder ao tradicional corte da fita, a que se seguiu a bênção daquele espaço e o descerramento da placa que dá nome ao adro e a referência de quem o construiu – a Junta de Freguesia.

No momento, que contou com a presença do vereador Domingos Quintas, Fátima Campos proferiu muito breves palavras, afirmando apenas a sua “satisfação pela construção do adro e só peço que o estimem”.

Adro constitui a concretização de uma promessa
Após a inauguração Fátima Campos adiantou-nos que o adro foi mandado construir pela Junta de Freguesia, que suportou integralmente o custo total da obra, que importou em cerca de 75 mil euros. “As verbas de que a Junta dispõe para as várias obras que realiza são conseguidas através da realização da feira semanal na freguesia, a principal fonte de receita da Junta, porque não são os atestados, certidões ou licenças de cães que geram receitas que permitam realizar obras desta importância, porque a Câmara de Sintra não nos apoia nada, e até nem resposta obtenho aos pedidos que lhe faço”, acentua a presidente da Junta de Freguesia, acrescentando que “esta obra constitui a concretização de uma promessa que eu tinha feito ao antigo pároco, padre Francisco José, infelizmente já falecido, que sempre nos pediu que a realizássemos. Aliás, ele desejava que fosse construído neste espaço um auditório subterrâneo, mas como era uma obra muito onerosa para a Junta de Freguesia optou-se por construir só o adro, o que é um equipamento importante, a mais cara que a Junta efectuou suportando todo o seu custo, nos meus três mandatos”. A autarca referiu ainda que “o adro fica a pertencer à igreja, mas é um espaço público, que pode ser usufruído por toda a gente”.

Acerca de como decorreram as comemorações do 12.º aniversário da criação da Freguesia de Monte Abraão, Fátima Campos salientou que “processaram-se muito bem, tanto a sessão solene como os espectáculos ao ar livre, sempre com muito público a participar ou a assistir, e hoje, a culminar as comemorações, tivemos a inauguração deste adro, a primeira inauguração que realizei em 16 anos de autarca, não por falta de obra feita mas porque eu não gosto de inaugurações”. E a presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão revelou ainda: “Na sessão solene realizada na sexta-feira, no Salão Paroquial, estiveram presentes os vereadores Domingos Quintas e Quinta Nova, mas lamentavelmente não compareceram quaisquer vereadores de outras forças políticas, nem o presidente da Câmara, que nunca assistiu a nenhuma sessão solene comemorativa desta efeméride”.

A terminar, e à pergunta do JS sobre se vai recandidatar-se a novo mandato, Fátima Campos foi peremptória: “Sim, já sou candidata”.



texto e fotos: António Faias

Sem comentários: