Negrais


Festejos em Honra de N.ª Sr.ª de Fátima atraem a Negrais milhares de pessoas


O Festejos em Honra de N.ª Sr.ª de Fátima, em Negrais, atraíram entre os dias 17 e 20 do corrente a esta aldeia da freguesia de Almargem do Bispo, no concelho de Sintra, milhares de pessoas. Apoiadas por um vasto e diversificado programa, em que o popular e o religioso se fundiram, as festividades consagraram o dia 19 (domingo) à Virgem de Fátima, padroeira da localidade, com a realização da solene procissão, que percorreu as principais ruas da terra.


O andor com a Virgem de Fátima


Com o largo principal da aldeia a apresentar todos os dias as diversas atracções populares que caracterizam os festejos, e por cujos palcos ali instalados passaram todos os momentos culturais e musicais constantes do programa, no domingo à tarde teve lugar, na Capela de N.ª Sr.ª de Fátima, a missa celebrada pelo padre Cristóvão, pároco da freguesia de Almargem do Bispo, acolitado pelo diácono Lucas, enquanto cânticos, preces, citações bíblicas e hossanas ecoavam no templo, regurgitando de fiéis.

Após a missa a procissão percorreu as principais ruas da aldeia, encabeçada pelo esquadrão a cavalo da GNR e integrando um grupo de cavaleiros e amazonas, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montelavar, os andores com as várias imagens onde pontificava o da Virgem de Fátima, os juízes da festa – Manuel Rosa e sua filha Catarina –, o pálio com os sacerdotes, o presidente da Junta de Freguesia – Vítor Corredoura –, a Banda Filarmónica de N.ª Sr.ª da Fé de Monte Abraão, que com os seus acordes transmitia ainda maior solenidade ao momento, encerrando o cortejo centenas de fiéis.

No regresso ao templo foguetes ecoaram festiva e estrepitosamente, celebrando o brilhantismo da religiosa cerimónia. Após a procissão a Banda Filarmónica de N.ª Sr.ª da Fé de Monte Abraão realizou um bonito concerto, sob a regência do seu maestro, Francisco Paixão, presenciado por centenas de pessoas.

As festas do dia continuaram até depois da meia-noite, com a participação, entre outras atracções, do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Dona Maria, o Rancho Folclórico de Belas, o grupo Cantares, de Sacotes, encerrando com a actuação dos jovens participantes no programa da TV “Uma Canção para Ti”.

Jorge Brás, da Comissão de Festas, constituída por 16 elementos (oito homens e oito mulheres), adiantou-nos que as festividades decorreram muito bem, tendo comparecido muita gente aos vários espectáculos.


texto e foto: António Faias

Sem comentários: