Pêro Pinheiro


Centro de Emprego e Formação Profissional
entregou diplomas do curso Novas Oportunidades

O Centro de Emprego e Formação Profissional entregou no passado dia 15, em Pêro Pinheiro, 42 certificados de habilitação a outros tantos indivíduos que frequentaram o curso constante do programa Novas Oportunidades (RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) ministrado em Pêro Pinheiro pelo Centro de Emprego, com o apoio da Junta de Freguesia. Um curso que contribui para a valorização intelectual, profissional e humana de quem o frequenta e através dele adquire novos conhecimentos.


O vereador Luís Patrício no uso da palavra

O Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro, em Pêro Pinheiro, foi palco, no passado dia 15, do evento que constituiu a entrega de diplomas a 42 indivíduos - homens e mulheres - que frequentaram o curso do programa Novas Oportunidades (RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) ministrado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional naquela vila.

Na presença do vereador da Cultura da Câmara de Sintra, Luís Patrício, do presidente da Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro, Carlos Parreiras, do pároco da freguesia, padre Avelino, do comandante da GNR, Adérito Marcelino, formadoras e outras profissionais do Centro de Emprego, e após Carlos Parreiras ter feitoas devidas apresentações, a formadora Natália Oliveira justificou os cursos que foram ministrados, os apoios que deram aos formandos na sua valorização psicológica e profissional, realçando ainda o apoio da Junta de Freguesia a este projecto.

Por seu lado Carlos Parreiras felicitou os formandos, congratulando-se pelo interesse que puseram na sua valorização, salientando a abertura da igreja à população, e considerou gratificante o facto de a Junta de Freguesia ter participado neste projecto.

A finalizar, Luís Patrício louvou as pessoas que participaram no curso, as quais, com estes estudos “concorrem para a sua valorização pessoal e profissional, condições cada vez mais necessárias nos tempos actuais”, afirmando ainda que “o Município está sempre disponível para apoiar obras desta natureza”.

Seguiu-se a entrega de certificados de habilitação e medalhas aos formandos, acompanhados de muitas palmas, flores e alegria, encerrando a noite com um bem confeccionado e abundante beberete.

Cursos representam marco importante
“Estes cursos, que estas pessoas aproveitaram muito bem, representam um marco importante nas suas vidas, na sua valorização intelectual, profissional e humana, sendo de louvar o seu esforço e aplicação, pelo que estes 42 formandos que hoje receberam os seus diplomas constituem também um marco importante para a Junta de Freguesia e para nós autarcas, na medida em que apoiámos este projecto, através de um protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia e o Centro de Emprego e Formação Profissional, e voltaremos a apoiar outros cursos”, disse-nos Carlos Parreiras, que acrescentou: “Para além da parceria com o Centro de Emprego também contámos com uma boa adesão da Comissão Fabriqueira da Igreja de S. Pedro de Pêro Pinheiro, e portanto, com o empenho de alguns conseguimos ajudar a valorizar muitos”, salientando ainda que o Centro de Emprego proporcionou os formadores e a Junta de Freguesia e a Comissão Fabriqueira disponibilizaram a logística.

Os alunos que frequentaram o curso – 60 por cento dos quais são mulheres – ficaram habilitados com o 9.º ano, e as disciplinas ministradas foram, entre outras, o Português, a Matemática e a Informática (computadores), e a duração do curso foi de três meses, com aulas de três horas três vezes por semana.

Já está a decorrer outro curso, que dará equivalência ao 12.º ano, no qual estão a participar 60 alunos, e outro curso do 9.º ano, frequentado por 25 alunos, sendo que os alunos que frequentaram ou frequentam estes cursos pertencem à freguesia de Pêro Pinheiro e a outras limítrofes.


A foto dos formados, para recordação

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: