Algueirão - Mem Martins

Festas de N.ª Sr.ª da Natividade levam música e religiosidade ao Largo da Capela

As Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Natividade, em Mem Martins, que decorreram entre os dias 29 de Agosto e 6 do corrente, foram consagradas no domingo à veneração da Virgem padroeira da localidade. Em sua honra foi realizada uma missa campal, com o altar instalado no Largo da Capela, palco das festividades, tendo em seguida a procissão percorrido várias ruas de Mem Martins.

No domingo à tarde o Largo da Capela, em Mem Martins, registou a presença de muitas centenas de fiéis, que num momento de grande religiosidade e devoção à Virgem da Natividade, participaram na missa campal em sua honra. Com o altar instalado num grande palco, a solene cerimónia foi celebrada pelo padre Filipe Sousa, acolitado pelo padre Bernardo e pelo diácono Ilídio, enquanto cânticos ecoavam no recinto, entoados pelo coro da capela. Preces, orações, recitação de passagens dos Evangelhos ouviram-se constantemente, proferidas pelas centenas de fiéis – entre os quais se via o presidente da Junta de Freguesia, Manuel do Cabo, e outros autarcas –, num momento de elevado misticismo e fé.

O cerimonial terminou com o acto da comunhão, findo o qual se seguiu a procissão, que percorreu algumas ruas de Mem Martins.

Encabeçava o cortejo a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Algueirão - Mem Martins, seguida dos tradicionais cargos com as fogaças, grupo de escuteiros, os andores com as várias imagens, de que se destacava a de N.ª Sr.ª da Natividade, autarcas e pálio com os sacerdotes, logo seguido pela Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos, dirigida pelo seu maestro José Manuel Nogueira, a qual, com os seus acordes, enriquecia ainda mais os momentos de solenidade do cortejo, que terminava acompanhado de uma grande multidão de fiéis.



O andor de N.ª Sr.ª da Natividade e o altar da missa campal


“Festas constituíram um êxito”
Manuel do Cabo, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins, presente em muitos actos do programa festivo e na cerimónia religiosa, adiantou ao JS que “as festas foram uma organização da Junta de Freguesia, com a colaboração do Mem Martins Sport Clube, dos Bombeiros e dos Escuteiros, e decorreram muito bem, sendo os custos suportados em exclusivo pela Junta de Freguesia”. E acrescentou: “Este ano introduzimos no programa festivo uma fadista (Ana Moura) e o cançonetista Luís Represas, para além de vários conjuntos e bandas musicais, e bailes na sede do Mem Martins S. C. Além disso, também o Festival de Folclore das “Vendedeiras Saloias de Sintra” constituiu um momento alto das festas, embora o dia maior das festividades consagradas a N.ª Sr.ª da Natividade fosse o domingo, com a realização da missa campal e da procissão que percorreu algumas ruas da vila, pelo que podemos considerar que as festas constituíram um êxito”.

texto e fotos: António Faias

Sem comentários: