S. João das Lampas





N.ª Senhora da Saúde congrega gerações

De 4 a 9 de Setembro, realizaram-se em S. João das Lampas, os festejos em honra da padroeira da freguesia, N.ª Senhora da Saúde.

O ponto alto dos festejos realizaram-se no passado domingo, com a tradicional procissão, que deu a volta ao largo da aldeia, com paragem junto à à capela do Espírito Santo este um símbolo universal dos católicos ao longo dos séculos.

Os Bombos do MTBA abriam a procissão, seguidos pelas crianças da catequese e dos vistosos e coloridos cargos sempre carregados por mulheres, algumas ladeadas por homens que estavam de alerta para eventuais ajudas. Os estandartes de terras que compõem a freguesia abanavam ao vento e davam o sentido da diferença e da unidade na diversidade da Paróquia que o espírito das festas representa.

No pálio o padre Nuno Miguéis presidia à cerimónia seguido pela Banda de Assafora, uma escola de cidadania e de cultura. Incorporando a procissão o Juiz da festa, Leandro Terrinca, os membros da comissão de festas António Goulart e Agostinho Alegre. A Junta de freguesia fez-se representar por Manuel Carioca, Paula Justino e Manuel Simões.

Os fiéis eram muitos e entre eles naturais de S. João das Lampas e seus descendentes de primeira e segunda geração que vivendo noutros locais do mundo vêm mostrar, nestas festas, às crianças e aos jovens como se mantêm as tradições e a identidade no concelho de Sintra. Actuaram diversos grupos musicais, a Banda da Associação Musical e Artística Lourinhanense, os Ranchos Folclóricos do MTBA, Venda Seca e Murgueira (Mafra). De referir a tradicional vacada e a sessão de fogo preso e de artifício.


Festas de N.ª Sr.ª da Saúde mobilizam todas as gerações


Integrada nos festejos vai realizar-se no sábado, 12, pelas 17 horas, a 33.ª meia-maratona e a 6.ª mini-maratona de S. João das Lampas, uma referência no atletismo português e uma descoberta de valores ao longo destes 33 anos.



texto e fotos: Idalina Grácio

Sem comentários: