Fontanelas/Europa

Jovens de vários países unidos pela arte


Até dia 15 de Setembro, jovens artistas sintrenses têm a oportunidade de participar num projecto que envolve vários países europeus, em que poderão expressar o que sentem e pensam sobre a temática do desemprego e a experiência no trabalho. O objectivo é gerar a discussão de ideias e a confluência de soluções naquele que é um problema bem presente na vida dos jovens.


A iniciativa é dirigida aos jovens que tenham alguma coisa a dizer sobre o desemprego


Diz-se que os tempos de crise dinamizam a criatividade e aguçam o engenho. A pensar nisso, surgiu uma plataforma, gerada no seio da Fundação Juventude Europeia, denominada “Start4art”, que convida jovens artistas de seis cidades europeias a expressar o seu ponto de vista (sob o formato de banda desenhada, som, fotografia ou vídeo) no que refere à “Ausência de Experiência de Trabalho como um Desafio para a Juventude Desempregada”.

A principal intermediária entre os jovens portugueses e a sua participação neste evento é a associação cultural, sediada em Fontanelas, 3pontos - Ambiente, Arte, Cultura. O Jornal de Sintra esteve à conversa com os co-fundadores da associação, o vice-presidente, Carlos Zoio, e o vogal, João Castro, bem como com o coordenador do Start4art em Portugal, Goram Sumanac, que apelaram à participação das entidades culturais e dos jovens, os sintrenses e também os de todo o país.
“Expressa-te a ti mesmo”
Portugal, Bósnia Herzegovina, Itália, Bélgica, Roménia e Sérvia são os participantes deste projecto que se irá dividir em várias etapas. Até ao dia 15 do corrente, os jovens que pretenderem participar terão de enviar os seus trabalhos através do site start4art.net. Depois disso, cada uma das plataformas intermediárias, como é o caso da 3pontos, irá expôr os trabalhos de todos os países, no dia 1 de Outubro.

Como o objectivo não se prende com uma mera exposição de ideias, mas sim com o debate, será realizada uma “mesa redonda”, em cada país, com os jovens artistas e entidades relacionadas com a temática, para partilhar e discutir problemas e soluções. Numa última fase, serão escolhidos representantes de cada país numa nova reunião de discussão de ideias e soluções, a um nível mais global.

Uma temática actual
Numa altura em que a maior parte dos jovens se queixam da falta de um emprego adequado às suas qualificações, este é um assunto que poderá gerar uma grande confluência de ideias bem como de soluções. Carlos Zoio aponta a falta de experiência como um paradoxo no mercado de trabalho actual: “o primeiro emprego é ameaçado pela falta de experiência que é um problema, porque se os jovens não têm oportunidade para começar como é que poderão adquirir experiência exigida?”.

As artes serão, assim, a forma privilegiada para demonstrar o que sentem e pensam os jovens de hoje em dia, em diversas realidades, sobre um problema que é comum. Este será, sem dúvida, um assunto sobre o qual muitos jovens poderão falar “por experiência própria”.

texto: Vanessa Sena Sousa
foto: 3pontos

Sem comentários: