Camarões


N.ª Sr.ª dos Enfermos atrai inúmeros fiéis à sua festa


As Festas em Honra de N.ª Sr.ª dos Enfermos decorreram dentro da sumptuosidade a que os seus organizadores já nos habituaram.

Com início na passada sexta-feira, dia 2, pelas 20.30h, em que o “prato forte” foi a já consagrada garraiada e com um recinto bem composto em público, assistiram-se a algumas cenas bem curiosas e hilariantes, pois a improvisação de “pegadores de touros” era uma constante.

Os espectáculos musicais foram abrilhantados pelos conjuntos Enigma 3 e Alta Voltagem, com a actuação ao vivo do artista Sérgio Rossi. A encerrar os festejos musicais nocturnos, actuou o acordeonista e vocalista André Gomes que, com as suas melodias, fez também vibrar a razoável assistência presente.

A Procissão das Velas em honra de N.ª Sr.ª de Fátima realizou- se no sábado, dia 3, pelas 21h, e contou com a participação de muitos fiéis residentes locais, incluindo um grupo de “peregrinos” que se fizeram deslocar a pé da aldeia vizinha, Almargem do Bispo, que dista cerca de 10 quilómetros.

No domingo assistiu-se à Procissão da Santa Padroeira da aldeia de “Camarões”, N.ª Sr.ª dos Enfermos, presidida pelo pároco da freguesia. Pelas 15h deu-se início ao desfile de elementos da GNR, montados nos seus vistosos cavalos, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Belas a dar os acordes de acompanhamento.

Numa sequência do desfile, analisámos algumas imagens de santos e com toda a sua beleza natural pudemos ver incorporada a juíza da festa, Paula Pedro.




A imagem de Sr.ª dos Enfermos, decorada com as valiosas ofertas de seus fiéis pelos benefícios que a mesma lhes tem concedido, mas protegida por elementos da GNR, fazia o percurso pelas várias artérias da aldeia com um acompanhamento de umas larguíssimas centenas, se não milhares de fiéis, que iam entoando seus cânticos religiosos. O tempo esteve agradável, o que muito beneficiou todo este conjunto de variadíssimos espectáculos em que, para culminar toda esta movimentação de seres humanos, tinham por perto, para se deliciarem, as boas iguarias gastronómicas da região espalhadas por vários pavilhões.

texto e fotos: José Saraiva

Sem comentários: