Nafarros


União Desportiva e Cultural de Nafarros homenageia Adriano Filipe

A União Desportiva e Cultural de Nafarros homenageou no passado dia 4 do corrente Adriano Filipe, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho até às eleições do passado domingo, dia 11, cargo que deixou de exercer por vontade própria, não tendo concorrido a qualquer cargo político neste acto eleitoral. Um jantar que reuniu mais de uma centena de convivas amigos de Adriano constituiu o cenário para a merecida homenagem, na qual participaram o presidente da Câmara e muitos outros autarcas.

Adriano Filipe, que há meses já havia sido nomeado Sócio Benemérito N.º 1 da União Desportiva e Cultural de Nafarros (UDCN), viu neste dia ser descerrada numa das paredes da entrada principal do pavilhão gimnodesportivo da colectividade uma placa ostentando as palavras “Homenagem a Adriano Filipe, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, como gratidão pela colaboração e amizade que dedicou à União Desportiva e Cultural de Nafarros”, cerimónia que surpreendeu e emocionou Adriano Filipe, que desconhecia a homenagem que o clube lhe ia prestar através da colocação da placa.

Após o descerramento da lápida os convivas dirigiram-se para um restaurante onde foi servido o jantar, que juntou mais de uma centena de amigos do homenageado, e entre os quais se contavam os seus familiares, dirigentes da UDCN, o presidente da Câmara, Fernando Seara, Herculano Pombo (que entre 1994 e 2002 desempenhou vários pelouros na Câmara de Sintra e foi vice-presidente de Edite Estrela na edilidade sintrense), Domingos Quintas e outros vereadores do PS, para além de autarcas de várias freguesias.

Na hora das felicitações e oferta de lembranças a Adriano Filipe, Fernando Seara louvou a atitude da direcção do Nafarros em prestar-lhe a homenagem pelo seu desempenho enquanto presidente da Junta de Freguesia, “onde foi muitas vezes a tábua de salvação do Nafarros”. Louvou ainda o seu trabalho enquanto presidente do Sintrense e a sua humanidade e solidariedade, merecedoras do afecto dos amigos e familiares”. Muitas palavras de louvor foram proferidas também por Herculano Pombo, Joaquim Prego (até às últimas eleições presidente da Junta de Freguesia da Terrugem) e Orlandino Martins, presidente da direcção da UDCN, o qual referiu o apoio de Adriano e da Junta de Freguesia de S. Martinho ao clube, afirmando que “esta homenagem é mais do que merecida” e fazendo votos “para que o futuro lhe reserve outras oportunidades onde possa ser útil à comunidade”.


A emoção e gratidão de Adriano Filipe
“Estou comovido e sem palavras para expressar a minha alegria e simultaneamente a minha emoção por ser homenageado pelo Nafarros, o maior clube e o que mais projecta a freguesia de S. Martinho, de cuja Junta fui presidente durante 12 anos, mandato que agora atingiu o seu termo”, adiantou Adriano Filipe ao JS. E acrescentou: “Esta minha ligação com o Nafarros data de há muitos anos, cimentada numa grande amizade com o presidente da direcção da colectividade, o Orlandino, e com toda a sua família, amizade que se estende a toda a ‘família nafarrense’, mas quanto à homenagem que o clube me prestou, com a promoção deste jantar e a colocação de uma placa no pavilhão, a qual testemunha o agradecimento do clube à minha pessoa, devo afirmar que eu não fiz mais do que o meu dever enquanto autarca presidente da Junta, apoiando, dentro das possibilidades orçamentais de que dispunha, o clube mais representativo da freguesia de S. Martinho, o qual divulga o nome de S. Martinho e de Sintra por esse país fora”.

E a finalizar: “Estiveram aqui muitos autarcas de diferentes cores políticas, o professor Fernando Seara, alguns vereadores, para além de todos estes amigos que participaram nesta homenagem que o Nafarros me quis prestar e que eu jamais esquecerei”, acentuou Adriano Filipe, que interrogado sobre o que projecta para o seu futuro, político ou outro, respondeu com um lacónico “a Deus pertence”. Mas ainda acrescentou: “Tenho 55 anos, estou na Associação de Futebol de Lisboa, e sei que ainda tenho muito para dar, tanto na política como noutras actividades, portanto continuarei a andar por cá”.

Adriano Filipe: "sei que ainda tenho muito para dar"



Momento do descerramento da placa


texto e fotos: António Faias

Sem comentários: