Rio de Mouro


Dínamo testa modelo internacional de participação de cidadãos

Teve lugar, no dia 1 do corrente, na Casa-Museu Leal da Câmara o Debate Eleitoral entre os quatro candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Mouro e os riomourenses, promovido, organizado e produzido pelos jovens da associação Dínamo, de Rio de Mouro. Como tem sido habitual, a Dínamo procurou protagonizar os cidadãos e a sua participação e, para isso, foi adoptado um modelo de debate bastante diferente do usual.






Numa primeira parte, os candidatos intervieram apenas sobre os temas que foram escolhidos pela plateia através de voto individual; houve uma ronda de questões da plateia colocadas a todos os candidatos em simultâneo. Uma vez dadas as respostas – e no seguimento da promessa de proximidade que a Dínamo fez aos riomourenses – passou-se à segunda parte do debate, onde os candidatos foram estrategicamente distribuídos pela plateia e, com o apoio de quatro jovens facilitadores da Dínamo, entraram em diálogo mais próximo e informal com os riomourenses.

O sucesso deste formato superou todas as expectativas, gerando uma construtiva e elegante dinâmica entre todos os presentes. Para além deste ser um debate pioneiro na freguesia, está inventado e testado um novo e eficiente modelo de participação para os riomourenses, quiçá para o concelho de Sintra.

Visto que a inspiração foi bebida das anteriores experiências internacionais no âmbito de Orçamentos Participativos, entendemos que esta iniciativa é um marco para o futuro da participação e cidadania no concelho. Os riomourenses provaram que estão interessados em participar activamente nos problemas e soluções da(s) sua(s) comunidade(s).

A maturidade civil demonstrada por todos os participantes ao longo da sessão é louvável e proporcionou que ninguém tenha saído indiferente daquela encantadora casa.


Fonte: Dínamo

Sem comentários: