Sintra




Escoteiros em Sintra ligados a todo o mundo

Sintra acolheu mais de 700 escoteiros portugueses de cerca de 23 localidades no passado fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro, naquele que foi um encontro anual… internacional.


A estação nacional do Jamboree On The Air (JOTA) e do Jamboree On The Internet (JOTI) deste ano realizou-se no concelho de Sintra nos dias 17 e 18 do corrente. Este encontro, que trouxe à Vila e arredores mais de 700 escoteiros, da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), do Corpo Nacional de Escutas e da Associação Guias de Portugal, teve uma repercussão muito mais abrangente, já que o JOTA/JOTI é uma forma de encontro virtual, via rádio e internet, entre escoteiros de todo o mundo.

Assim, a partir da meia-noite de dia 17 até à meia-noite de dia 18, os jovens escoteiros estiveram ligados a outros, de lugares distantes, naquela que é uma tradição que se realiza há 52 anos, no caso do JOTA, e há 13 anos, no caso do JOTI, sempre no terceiro fim-de-semana do mês de Outubro.

A abertura do encontro, sob o tema “Respeitar e Valorizar o Ambiente”, decorreu na manhã do dia 17, junto ao Palácio da Vila, e contou com a presença de vários representantes autárquicos, assim como Anabela Simões, da chefia nacional da AEP e Nelson Raimundo, escoteiro chefe nacional.

A base do encontro foi a Escola EB/JI D. Carlos I, em Lourel, onde se realizaram muitas outras actividades paralelas à comunicação via rádio e internet, mas quem passou pelas ruas da Vila pôde encontrar muitos grupos de simpáticos escoteiros dedicados a muitas actividades nas áreas do desporto, cultura, ambiente e civismo.



Uma forma de reafirmar os laços através de ondas curtas ou chat
O Escotismo é um movimento educativo de jovens e para jovens, que assenta no voluntariado e é independente de estruturas políticas ou religiosas, dando voz a esses jovens para que possam responder de forma activa aos problemas do mundo actual.

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM) que une mais de 28 milhões de membros em todo o mundo. O JOTA/JOTI é uma das actividades que permite aos escoteiros manterem-se em contacto com realidades diferentes, mas com algumas características semelhantes, e conviverem entre si, como grupo em busca de objectivos comuns, sempre tendo presentes o espírito de fraternidade e entreajuda, aprendizagem intercultural e promoção da paz.

O primeiro Jamboree mundial realizou-se em 1920 no Reino Unido, tendo sido criado pelo próprio fundador do escotismo, Baden-Powell. O rádio foi o meio por excelência, a par do desenvolvimento do rádio-amadorismo, mas com a propagação da internet, o chamado “chat” tornou-se também um meio privilegiado na comunicação entre escoteiros.

Assim, as ondas curtas, que levam a voz dos jovens a todo o planeta, e o chat (através da plataforma IRC), são duas formas de ligar todos os escoteiros do mundo, não só neste fim-de-semana de Outubro, mas também em outros grandes acampamentos e encontros internacionais esporádicos.

Esta é não só uma forma de convivência, mas também uma forma de aprendizagem. Como referiu o chefe do Grupo 93 Sintra da Associação de Escoteiros de Portugal, José Filipe Sousa, “muitos dos jovens e crianças de hoje em dia não fazem ideia do que era comunicar por rádio”, até porque actualmente a internet abrange todos os meios de comunicação.

O rádio-amadorismo “tem características muito específicas e regras também muito específicas de funcionamento”, incluindo códigos fonéticos, “e portanto é como voltar um pouco atrás no tempo, na magia da comunicação via rádio”. A própria comunicação via internet, que “funciona através de IRC” é uma forma de aprendizagem, já que esta é “uma plataforma que já foi muito utilizada”, mas que com o apogeu de outras plataformas como o “msn”, acabou por ficar esquecida.





Cerca de 40 actividades paralelas

A par das actividades habituais deste encontro, estiveram também disponíveis várias outras, que animaram o fim-de-semana dos 740 inscritos no JOTA/JOTI. A escola D. Carlos I foi palco de workshops e ateliers diversificados como “pintura, desportos tradicionais, ténis de mesa, expressão dramática, alguns tipos de dança como hip-hop”, entre outros. “São cerca de 40 workshops que se repetem várias vezes ao dia”, sublinhou o responsável.

De facto, os escoteiros dividiram-se em vários grupos e dedicaram-se ao “djing”, hiphop e yoga ou a assistir a demonstrações de “parkour”.

Em protocolo com a autarquia, houve também visitas a museus (Museu do Brinquedo, Museu de História Natural, Museu Anjos Teixeira, Palácio da Vila) e alguns workshops em cooperação com as empresas HPEM e SUMA, como o “Autocarro da Lixolândia”, e com os SMAS, como o “Jogo da Água”. “É bom que se experimentem coisas diferentes, a par do clássico rádio e internet”, ressaltou José Filipe Sousa.



As Guias de Portugal também participaram; jovens disfrutam do bucolismo de Sintra


75 anos do Grupo 93 Sintra da AEP

O evento serviu também para destacar os 75 anos de existência do Grupo 93 Sintra da AEP, sedeado na antiga Cadeia Comarcã, onde se realizaram vários workshops de jardinagem, complementando assim as obras de reabilitação a que o edifício municipal foi sujeito.



Escotismo e Escutismo

As duas palavras são homófonas e homónimas e nenhuma das duas representa um erro ortográfico, como muitas vezes é apontado.

A palavra “escotismo” surgiu a partir da criação, em 1913, da primeira associação escotista nacional, a AEP, que segue os princípios delineados por Baden-Powell, fundador do movimento. A adopção de “boy-scouts”, que designava os jovens ligados ao movimento, foi adaptada para o português através de uma palavra já existente, com uma fonética e significados semelhantes ao saxónico “scouts”: escoteiro (pioneiro; aquele que viaja sem bagagem de acordo com o Dicionário Porto Editora).

A palavra “escutismo” surgiu quando a Igreja Católica decidiu criar outra associação do género, em 1923, mas com um carácter uniconfessional, destinada unicamente a jovens que professavam a religião Católica Romana, o “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, mais tarde “Corpo Nacional de Scouts”. A palavra “scout” era pronunciada da maneira francesa “sécute” e a história acabou por ser semelhante à adopção do “escotismo”: ao escolher uma designação adaptada à língua portuguesa, foi escolhida a palavra “escuta” que se assemelhava à palavra “scout” e apontava para as características destes jovens, atentos e observadores. Dava-se assim origem ao “Corpo Nacional de Escutas”. Esta diferenciação, no entanto, em quase nada separa os escoteiros e os escuteiros, já que ambos se consideram irmãos e possuem valores semelhantes.



fotos: Idalina Grácio e VSS
texto: Vanessa Sena Sousa