Agualva-Cacém





Na comemoração do 78.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém


Bombeiros galardoam e promovem efectivos

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém comemorou este mês o seu 78.º aniversário, com várias cerimónias que tiveram início na passada sexta-feira, se prolongaram pelo sábado e domingo, sendo a tarde deste dia consagrado à sessão solene na qual foram promovidos a bombeiros de 3.ª classe vários elementos, promovidos alguns bombeiros a postos imediatos, galardoados outros pelos anos de serviço ou por serviços distintos. Homenageados foram ainda os associados com 50 anos de filiação na associação.

A manhã do passado domingo, dia 15, foi consagrada a homenagear bombeiros da corporação já falecidos, com romagem ao talhão privativo dos bombeiros no cemitério do Cacém e a outros locais de culto ao bombeiro, sendo a tarde destinada à sessão solene comemorativa do 78.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Agualva -Cacém (BVAC), a qual teve início no parque de viaturas do quartel, em virtude da chuva, onde Marco Almeida vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, cumprimentou o corpo activo em parada e foram galardoados alguns bombeiros pelos anos de serviço. Seguidamente, no salão nobre, perante uma grande assistência e o corpo activo em formatura, e com a mesa de honra constituída por várias individualidades ligadas aos organismos superiores de bombeiros, alguns autarcas e Marco Almeida, decorreu a cerimónia de galardoamento de bombeiros pelos 25 e 30 anos de serviço, a promoção de supranumerários a bombeiros de 3.ª classe, promovida a ajudante de comando a bombeira de 1.ª classe Sónia Monteiro, galardoados, por proposta da Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Serviços Distintos (grau ouro) o presidente da direcção, Luís Silva, e com o crachá de ouro o bombeiro de 2.ª classe Nuno Rios. No momento de receber na lapela a medalha com que foi distinguido, acto de que se encarregou Marco Almeida, Luís Silva afirmou repartir aquela honra com todo o corpo activo.

Na hora dos discursos, Luís Pimentel, comandante da corporação, afirmou que “o nosso corpo de bombeiros é dos que mais serviços efectua a nível do distrito, mas este facto tem mais valor se atendermos à restrição dos meios postos à nossa disposição”. E acrescentou, acusador: “Ano após ano andamos a demonstrar o nosso desagrado pelas coisas menos boas que nos fazem, mas o resultado é sempre o mesmo (nenhum). Não vale a pena falar! Autarquias, tutela, legislação, Escola de Bombeiros! Mas Luís Pimentel prestou “alguns justos agradecimentos”, entre os quais referiu os bombeiros e as suas famílias, apelando em seguida a que “abandonemos os ódios instalados, porque testemunhar brigas e incompreensões faz-me perder a fé no ser humano, mas quero voltar a ser bombeiro sem ter que desconfiar do futuro”.

Supranumerários promovidos a bombeiros de 3.ª classe


“Juntos tornaremos a nossa associação maior e melhor”
“Quando assumimos a responsabilidade de liderar os destinos desta nobre associação fizemo-lo conscientes de que a mesma se encontrava mergulhada em ‘guerrilhas’ internas e financeiramente em estado de falência técnica; abraçámos este desafio porque para nós os bombeiros e as suas associações fazem sentido. E fazem sentido como escolas que foram de democracia, fazem sentido como instituições que desinteressadamente estão sempre na linha da frente na resposta ao apelo das pessoas, lutando com os seus meios humanos e patrimoniais no socorro a pessoas e bens”.

E Luís Silva continuou: “Face ao quadro encontrado houve que fazer opções, definir estratégias, planear e enfrentar com denodo e coragem o quadro adverso que à partida encontrámos, e porque acreditamos que o melhor património das instituições são as pessoas, definimos desde logo como prioridade a reposição de relações humanas de franca camaradagem”. “Assumimos uma estrutura gravemente endividada, e é claro que quando os recursos são escassos as opções assumidas não são, manifestamente, do agrado de todos, mas nós optámos claramente pela contenção de despesas”, reforçou o presidente Luís Silva, acrescentando que “assim, podemos hoje dizer com orgulho que passados que são quase dois anos da nossa administração podemos afirmar que cumprimos os objectivos que nos propusemos – saneámos financeiramente a associação, investimos em equipamentos de optimização e controlo”. E a seguir: “Contámos na nossa gestão com o incondicional apoio da Câmara Municipal de Sintra e dos órgãos da tutela, e acreditamos poder continuar a contar. Contem connosco, nós contamos convosco”. E finalizou: “Obrigado a todos. Juntos tornaremos a nossa associação maior e melhor”.

“Aqui nos Bombeiros também me sinto em casa”
Encerrou a cerimónia o vice-presidente da Câmara, Marco Almeida, que afirmou estar ali em representação da Câmara Municipal e do presidente Fernando Seara, acentuando que a mesma constituía também um bom motivo pessoal para ali estar, já que veio viver para Agualva-Cacém com 5 anos. “Aqui cresci, aqui estudei, aqui fiz amigos que ainda hoje preservo, aqui iniciei a minha vida de autarca no então executivo da Junta de Freguesia de Agualva-Cacém, pelo que conheço bem esta terra, identifico-me com grande parte das suas gentes e percebo também as expectativas que as instituições desta cidade têm no seu dia-a-dia, e acreditem que aqui nos Bombeiros também me sinto em casa, porque aqui encontro diferentes comunidades locais, que verdadeiramente são activas, e existe nestas instituições do concelho e em particular da cidade de Agualva-Cacém gente que constitui um bom exemplo, gente muitas vezes anónima, mas que no seu dia-a-dia ajuda e contribui para a dignificação e a qualificação da sociedade em que vivemos”.

E dirigindo-se ao presidente da direcção dos BVAC, o vice-presidente da Câmara afirmou: “Caro Luís Silva; como presidente da direcção desta associação é também um bom exemplo para que outros sigam os seus passos, se envolvam na partilha de projectos das instituições que visam essencialmente beneficiar a população, e quero acrescentar que outro motivo que me conforta e que entendo ser um dos essenciais para estar aqui a representar a Câmara nesta cerimónia tem a ver com todos os homens e mulheres que prestam serviço nesta instituição, bombeiros e não bombeiros, que contribuem para fazer dos BVAC uma referência no auxílio ao próximo”. E acrescentou: “Permita-me que acrescente que as nove corporações de bombeiros do concelho de Sintra representam para a Câmara um símbolo na prossecução dos objectivos que traçou no que diz respeito à prevenção e socorro de pessoas e bens. Constituem uma parte importante do elemento de Protecção Civil, mas não só”, e reafirmou que “a Câmara Municipal de Sintra continuará a apostar no apoio financeiro às corporações de bombeiros do concelho de Sintra”. E dirigindo-se ao presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e ao Comandante Operacional Distrital, Marco Almeida frisou: “Quero também dizer-vos que as corporações de bombeiros estão a seguir às Juntas de Freguesia do concelho na questão dos apoios financeiros recebidos da Câmara Municipal”. “Por fim, uma palavra de felicitação para todos aqueles que aqui foram distinguidos, fazendo votos para que este facto constitua um bom exemplo para aqueles que estando ao final da sala se iniciam agora nesta atitude e forma de estar nos bombeiros e no voluntariado”, acentuou, a terminar, o vice-presidente da Câmara.


Texto e fotos: António Faias

Sem comentários: