Sintra

Almoço-convívio
dos Amigos do General Mário Firmino Miguel

reuniu mais de meia centena de convivas


O tradicional almoço-convívio anual dos Amigos do General Mário Firmino Miguel, em 29.ª edição, reuniu mais de meia centena de amigos do já falecido general, muitos dos quais foram seus condiscípulos em escola de Sintra, de onde o homenageado era natural.

O tradicional almoço anual dos Amigos do General Mário Firmino Miguel, já em 29.ª edição, teve por palco este ano, no passado dia 7, a Adega Típica da Tala, em Tala-Meleças (Sintra). Um convívio de antigos condiscípulos e amigos do general, que há 29 anos o homenagearam com um almoço, evento que se prolongou até aos dias de hoje, sempre com grande número de participantes, e no qual Mário Firmino Miguel participou durante alguns anos, até ao seu trágico falecimento. Presente entre a mais de meia centena de convivas esteve o presidente da Junta de Freguesia de Sintra, Santa Maria e S. Miguel, Eduardo Casinhas.

Após guardado um minuto de silêncio em memória do general e de alguns amigos entretanto também falecidos, decorreu o repasto, sempre com a boa disposição a imperar, o qual se prolongou por várias horas.

Um momento da confraternização

No final do evento o JS ouviu a opinião de Jacinto Baeta, membro da comissão promotora destes almoços, que revelou que “foi o próprio Mário Firmino Miguel que sugeriu que os mesmos se realizassem sempre no primeiro sábado de Novembro, com ou sem a sua presença, o que tem sido respeitado sempre”. E referindo-se à bolsa de estudo criada pelo Grupo de Amigos do General Mário Firmino Miguel, com o remanescente do custo dos almoços, e de que é beneficiária uma estudante residente em Cabriz, aldeia da freguesia de Santa Maria e S. Miguel em Sintra, a qual anteriormente frequentou a Escola Secundária de Santa Maria e actualmente frequenta o 3.º ano da Faculdade de Letras, Jacinto Baeta acrescentou que a atribuição da bolsa teve início em 2005, quando a estudante ainda frequentava o 11.º ano naquele estabelecimento de ensino, e o critério para a sua atribuição obedeceu à condição de que a beneficiária da mesma residisse na freguesia de Santa Maria e S. Miguel, tivesse boas notas e carência de recursos para continuar os estudos na Universidade”. Jacinto Baeta acrescentou ainda que também a Junta de Freguesia de Santa Maria e S. Miguel contribuiu com alguma verba para esta bolsa de estudo.


Texto e foto: António Faias

Sem comentários: