Ter dificuldades nas aprendizagens
A coluna “Educares Consigo.” insere-se na página da Saúde, Beleza e Bem-Estar do Jornal de Sintra. A partir da edição de hoje, a SINTEDUCARES contribuirá para esta página com artigos escritos pelos seus diferentes técnicos garantindo, desta forma, diversidade nos temas abordados. Iremos escrever mensalmente sobre temas que envolvem directa ou indirectamente as crianças, os jovens, os adultos, as famílias. Procuraremos que os textos sejam claros e informativos para que os leitores possam recolher informação cientificamente correcta que os ajude na identificação e compreensão de situações ligadas aos temas da Educação e da Saúde.
Este primeiro artigo incide sobre as dificuldades que as crianças enfrentam nas suas aprendizagens, um tema que muito preocupa pais e professores.
Optamos deliberadamente pela expressão “dificuldades nas aprendizagens” ao invés de “Dificuldades de Aprendizagem” ou D.A. (dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia), por estas últimas serem demasiado específicas e mais raras de encontrar nas salas de aula, apesar de muitas vezes serem diagnosticadas D.A. de forma precipitada e errónea.
Antes de mais, é importante dizer que ter uma ou outra dificuldade na aprendizagem de algum conteúdo ou disciplina é normal. Ou seja, a maioria das crianças, num dado momento, ou de forma mais sistemática, apresentam dificuldades na aprendizagem de determinado conteúdo (ex. contas de dividir, ortografia, entre outros), ou numa disciplina específica (ex. Língua Portuguesa, Matemática, Físico-química, ou outra).
Ter dificuldades, errar e corrigir, faz portanto, parte do processo de aprendizagem.
Feita esta ressalva e a título de conclusão, é importante que as pequenas dificuldades que os alunos vão sentindo ao longo do seu percurso escolar, sejam combatidas atempadamente, com o objectivo de evitar que se tornem mais graves e cada vez mais difíceis de superar.
No próximo artigo, debruçar-nos-emos acerca de uma possível resposta para combater as dificuldades nas aprendizagens e o insucesso escolar – o apoio psicopedagógico.
Andreia Almeida, Psicóloga, Sinteducares – Centro de Intervenção Psicológica, Educativa e Social, Lda. (educares@educares.com.pt) Tiago Almeida, Psicólogo e Docente, Escola Superior de Educação de Lisboa
A coluna “Educares Consigo.” insere-se na página da Saúde, Beleza e Bem-Estar do Jornal de Sintra. A partir da edição de hoje, a SINTEDUCARES contribuirá para esta página com artigos escritos pelos seus diferentes técnicos garantindo, desta forma, diversidade nos temas abordados. Iremos escrever mensalmente sobre temas que envolvem directa ou indirectamente as crianças, os jovens, os adultos, as famílias. Procuraremos que os textos sejam claros e informativos para que os leitores possam recolher informação cientificamente correcta que os ajude na identificação e compreensão de situações ligadas aos temas da Educação e da Saúde.
Este primeiro artigo incide sobre as dificuldades que as crianças enfrentam nas suas aprendizagens, um tema que muito preocupa pais e professores.
Optamos deliberadamente pela expressão “dificuldades nas aprendizagens” ao invés de “Dificuldades de Aprendizagem” ou D.A. (dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia), por estas últimas serem demasiado específicas e mais raras de encontrar nas salas de aula, apesar de muitas vezes serem diagnosticadas D.A. de forma precipitada e errónea.
Antes de mais, é importante dizer que ter uma ou outra dificuldade na aprendizagem de algum conteúdo ou disciplina é normal. Ou seja, a maioria das crianças, num dado momento, ou de forma mais sistemática, apresentam dificuldades na aprendizagem de determinado conteúdo (ex. contas de dividir, ortografia, entre outros), ou numa disciplina específica (ex. Língua Portuguesa, Matemática, Físico-química, ou outra).
Ter dificuldades, errar e corrigir, faz portanto, parte do processo de aprendizagem.
Feita esta ressalva e a título de conclusão, é importante que as pequenas dificuldades que os alunos vão sentindo ao longo do seu percurso escolar, sejam combatidas atempadamente, com o objectivo de evitar que se tornem mais graves e cada vez mais difíceis de superar.
No próximo artigo, debruçar-nos-emos acerca de uma possível resposta para combater as dificuldades nas aprendizagens e o insucesso escolar – o apoio psicopedagógico.
Andreia Almeida, Psicóloga, Sinteducares – Centro de Intervenção Psicológica, Educativa e Social, Lda. (educares@educares.com.pt) Tiago Almeida, Psicólogo e Docente, Escola Superior de Educação de Lisboa
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