Sintra

Em resultado da campanha “Dê Uma Tampa à Indiferença”

Rotary Club de Sintra entregou mais 40 cadeiras de rodas

A Sala da Nau do Palácio Valenças em Sintra foi o palco mais uma vez escolhido pelo Rotary Club de Sintra (RCS) para a cerimónia de mais uma entrega de cadeiras de rodas a pessoas ou entidades delas necessitadas, desta vez em número de quatro dezenas, veículos adquiridos com a venda das 40 toneladas de tampinhas de plástico recolhidas por diversos amigos desta causa e entregues ao RCS.


Vereadora Paula Simões entrega cadeira a Bombeiros de Colares


Desde que a campanha de recolha de tampinhas começou, em 2005, promovida pelo Rotary Club de Sintra e sob o lema “Dê Uma Tampa à Indiferença”, já foram entregues 270 cadeiras de rodas ou outros aparelhos ortopédicos, tais como canadianas, andarilhos, camas articuladas, bicicletas de ginástica, e este ano até uma “grua”, aparelho que facilita a entrada e saída do banho a quem já está incapacitado de o fazer sem ajuda de alguém, e cuja aquisição orçou os 1200 euros, valor correspondente ao custo de seis cadeiras, cada uma das quais importou em 200 euros, valor correspondente a uma tonelada de tampas.

A cerimónia da entrega dos aparelhos realizou-se no passado dia 31 de Outubro e contou com a presença de vários dirigentes do RCS, da vereadora da Câmara, Paula Simões, de muitos beneficiados com as cadeiras e familiares, tendo recebido os veículos e outros aparelhos várias instituições, entre as quais a APADP, a CECD, Bombeiros de Sintra, de Almoçageme, de Colares e de S. Pedro de Sintra, a CoopLisboa (12 cadeiras e 2 andarilhos), as Juntas de Freguesia de Monte Abraão e S. Pedro de Penaferrim, Hospital Amadora-Sintra, a Escola Prática da GNR de Portalegre e a Cruz Vermelha Portuguesa, de Vila Viçosa.

A preceder a entrega dos diferentes aparelhos o companheiro rotário Monteiro Martins saudou os presentes e em empecial a vereadora Paula Simões, endereçando ainda “uma palavra de conforto e amizade” a todos quantos iam receber os aparelhos, “fazendo votos para que a sua utilização traga uma melhoria significativa de comodidade e bem-estar à sua vida diária”. Em nome do RCS, Monteiro Martins felicitou o presidente da Câmara, Fernando Seara, “sócio Paul Harris do Rotary Internacional”, bem como todos os eleitos no último acto eleitoral autárquico, “augurando um relacionamento ainda mais profícuo e frutuoso entre as nossas entidades, visando incrementar o apoio aos mais carenciados da comunidade em que nos inserimos”.

Terminada a intervenção de Monteiro Martins e de Álvaro Câmara de Sousa, presidente do RCS, que explicitou as várias “démarches” processadas na recolha das tampas muitas das quais chegam de diversos pontos do país e algumas até de Espanha, Alemanha e Angola, anunciando ainda que a próxima entrega de cadeiras se verificará na Primavera de 2010, foram entregues aos destinatários os vários aparelhos.

“É um privilégio estar aqui”
Encerrou a cerimónia a vereadora Paula Simões, que depois de cumprimentar todos os presentes afirmou ser “um privilégio para mim estar aqui, neste que é o meu primeiro acto público como vereadora, e surgir associada a esta iniciativa, o que muito me sensibiliza, uma vez que esta vertente social de apoio humanitário, em ligação com a vertente ambiental, me deixam particularmente desperta para uma situação que tem a ver com o facto de vivermos todos uma profunda crise, não só financeira mas também de valores”. E acrescentou: “Estas iniciativas que emanam da sociedade civil deixam-nos mais esperançados num futuro com uma cor um pouco mais alegre, e se todos, no nosso dia-a-dia, dermos um pouco mais do nosso tempo àqueles que necessitam de nós, é utilíssimo, porque não devemos passar pela vida indiferentes às necessidades ou infelicidades alheias, para não corrermos o risco de no final a vida ter passado por nós e nada termos feito pelo próximo”. A vereadora terminou saudando esta iniciativa do Rotary Club de Sintra, ao qual augurou “as maiores felicidades e a continuação da sua meritória obra”.

A sessão encerrou com um Colares de Honra, acompanhado das indispensáveis queijadinhas da Sintra.

Texto e foto: António Faias

Sem comentários: