Portela de Sintra




Escola Secundária de Santa Maria comemora 40 anos

No dia 25 de Novembro celebraram-se os 40 anos da existência da Escola Secundária de Santa Maria, com um programa que começou logo pela manhã, às 8h, com um corta-mato. No entanto, foi às 11h, no espaço da Mediateca, que se concentraram as emoções fortes, numa sessão solene que contou com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida, o presidente da Parque Escolar, João Sintra Nunes, o presidente da Junta de Freguesia de Sta. Maria e S. Miguel, Eduardo Casinhas, a directora Maria de Lourdes Mendonça e outros membros, não menos importantes, da comunidade escolar.

Aquela que começou por ser, em 1964/65, uma secção do Liceu Nacional de Passos Manuel de Lisboa e funcionou no edifício do antigo Casino de Sintra (actual Museu de Arte Moderna), é agora uma escola frequentada por cerca de 1500 alunos que, “orgulhosa do passado construído, se lança num futuro novo”, como referiu a directora da escola em discurso. Também os alunos assinalaram a data, com mensagens simbólicas que foram colocadas numa “cápsula do tempo”, que terá um lugar de destaque quando as obras que têm sido executadas ao longo do ano lectivo terminarem.

Apesar dos 40 anos de existência, como salientou a directora da escola, “a idade não fez esmorecer a persistência e uma certa rebeldia adolescente” que vai marcando o lugar e a mente daqueles que têm frequentado e frequentarão a escola.



Vários alunos escreveram mensagens, que foram guardadas numa “cápsula do tempo”, para serem lidas no futuro. Depois de concluídas as obras, a “cápsula” será colocada num lugar de destaque e será aberta em data a decidir.








Alunos visitam JS


Cinco alunos da Escola Secundária de Santa Maria, da vertente de Ciências, visitaram a redacção do Jornal de Sintra no dia 17 de Novembro, a fim de conhecerem o meio jornalístico para um trabalho escolar.



texto e fotos: Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: