Sintra




Sintra iluminada para o Natal

A Vila e o Centro Histórico vestiram-se de luzes para receber a época que se avizinha. Mais de 330 mil lâmpadas foram acesas, pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, no dia 27 de Novembro, e uma árvore, com metade da altura das chaminés do Palácio da Vila, mais de 15 metros, evoca o espírito natalício no Largo Rainha D. Amélia.




O tempo frio e chuvoso não permitiu que muitas pessoas, que se refugiavam nos cafés das redondezas, acompanhassem o momento. No entanto, não faltaram crianças que, curiosas, estendiam timidamente as mãos para tocar a árvore (de mais de 15 metros de altura – cerca de metade da de cada uma das chaminés do Palácio da Vila – seis metros de diâmetro, quatro toneladas de peso e mais de cinco mil lâmpadas), que foi a protagonista da inauguração das luzes de Natal e estará patente até ao dia 7 de Janeiro no Largo do Palácio da Vila. Até essa data, estarão também acesas as luzes que vão colorindo edifícios e ruas um pouco por todo o concelho, entre as 6.30h e as 9h e as 17h e a 1h.

Foi no passado dia 27 de Novembro que o Centro Histórico e a Vila de Sintra se juntaram ao espírito natalício que já se respira. Como é costume, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Seara, acompanhado de alguns membros da sua comitiva e de alguns presidentes de juntas de freguesia do concelho, deram as boas-vindas ao Natal ao acenderem as 330 mil luzes que, neste ano, enfeitam as ruas mais movimentadas.





Assim, Paços do Concelho, Museu de Arte Moderna, Centro Cultural Olga Cadaval, Biblioteca Municipal, Palácio de Valenças, edifício do Turismo, Fonte Mourisca, Museu do Brinquedo, Quinta da Regaleira e Igreja de S. Pedro são alguns dos edifícios iluminados.




E para complementar as iluminações, a autarquia organizou também “Concertos de Natal” onde são recordadas, em várias igrejas paroquiais do concelho, as principais melodias da época.

Sintra está, assim, a um passo do Natal.


Texto e fotos: Vanessa Sena Sousa

Sem comentários: