Sintra

Estradas de Portugal analisa árvores de Sintra

A Estradas de Portugal (EP) está a analisar as condições de estabilidade do seu património arbóreo junto às Estradas Nacionais (EN) localizadas na zona da Serra de Sintra, no âmbito de uma campanha de segurança e manutenção rodoviária. Foram identificadas 572 árvores com necessidades de intervenção (poda, tratamento fitossanitário ou mesmo abate), ao longo das EN247-3, EN247, EN375 e EN249. Esta campanha teve início em Outubro e prevê-se a sua conclusão até ao final do corrente ano.

As intervenções estão a ser realizadas por uma empresa da especialidade e em algumas árvores estão a ser previamente realizados ensaios de diagnóstico da solidez dos troncos e pernadas a fim de avaliar o risco de queda face à eventual detecção de deficiências comprometedoras da sua estabilidade. Esses ensaios são realizados pelo Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Para as árvores de maior porte e com interesse patrimonial, a EP prevê a poda e só no caso do diagnóstico de solidez vir a demonstrar que a poda da árvore é insuficiente é que será equacionado o abate – situação que a acontecer será sempre em última instância e para a qual a EP avaliará sempre a possibilidade de se proceder à sua substituição.

A operação sobre as árvores não determina nenhum condicionamento da estrada, a não ser a inibição de uma das vias e apenas por algumas horas do dia. Os pequenos constrangimentos no tráfego que possam surgir têm carácter temporário, uma vez que se instalam apenas onde há uma ou mais árvores a intervir, ao longo dos 35 km das estradas em causa.

Fonte: EP
Foto: Arquivo JS

Sem comentários: