Sintra - Bulgária

Danças com História no Festival Internacional “Meet the Tradition, Vidin, Bulgária 2009”


Uma representação do grupo Danças com História regressou da Bulgária onde se deslocou a convite da organização do Festival Internacional Cultura em Movimento “ Meet the Tradition, Vidin, Bulgária 2009 “, para representar Sintra e Portugal.



Cultura e Movimento é uma organização italiana que promove, em diferentes países, festivais de dança, música desporto, com o objectivo de promover o encontro de culturas e tradições, envolvendo comunidades de diferentes origens étnicas e sociais, em locais turísticos e de grande tradição cultural.


A representar o grupo de Danças com História, viajaram dezassete elementos, graças ao apoio do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, que tornou possível que o nome e as bandeiras de Portugal e de Sintra ecoassem e ondulassem, durante três dias, numa cidade dos Balcãs, com a emoção acrescida do abraço de um grupo de portugueses que lá se encontra a construir uma ponte no Danúbio.


O programa do Festival decorreu a 17, 18 e 19 de Julho e integrou uma parada pelas ruas da cidade medieval de Vidin em que desfilaram os oito grupos convidados – Bulgária, Alemanha, Portugal, França e Croácia, com as respectivas bandeiras e guiões. Danças com História abriu o primeiro espectáculo numa das praças, no centro da cidade, e foi o penúltimo a actuar no espectáculo que se seguiu à cerimónia de encerramento na última noite do Festival, no castelo medieval Baba Vida.


Entre os grupos, foi notável a camaradagem e a admiração firmada na qualidade de todos os grupos

participantes. A envolver a actuação portuguesa um calor muito especial orquestrado pelo grupo de portugueses, que na assistência mostrava orgulhoso a nossa bandeira. Tanto os jornais como a televisão búlgara fizeram ampla cobertura do evento, referindo a forte impressão que o grupo português causou na audiência. A reportagem televisiva incluiu um vídeo a circular na internet com o título de Danças com História e o sub-título Grupo de Dança português trouxe o espírito da Europa Renascentista para o palco do Castelo Medieval Baba Vida.


Vidin é uma cidade no norte da Bulgária, banhada pelo Danúbio, com um forte pico de desenvolvimento na segunda metade do século XVIII e um passado histórico e cultural que remonta à época da ocupação romana e grega. Os extensos parques, as inúmeras praças e as fachadas magníficas dos edifícios atestam o passado glorioso de Vidin, que se esforça para ultrapassar a penúria e a ruína que o ocaso do regime soviético, em parte, ocasionou no século passado.


Todo o grupo cerrou fileiras contra o calor, os mosquitos e a ansiedade de actuar longe de Portugal, ombreando com grupos internacionalmente conhecidos. A amizade e a camaradagem foram a tónica dominante e o orgulho de termos sido muito admirados fez-nos inchar o peito e sonhar com futuros convites.



Sem comentários: