Artigo de opinião

AS Frases Mal Ditas

O Voto Útil

O conceito de voto útil é um atentado contra a democracia.

Em primeiro lugar porque dá ao eleitor uma falsa sensação de poder.

Em segundo lugar porque é um limitador psicológico à evolução “natural” dos partidos, nomeadamente dos mais pequenos.

E em terceiro lugar porque basta uma sondagem mal feita ou manipulada, para que, a partir daí, todo o processo eleitoral se transforme numa autêntica perversão.

Cada voto tem que ser a expressão profunda de cada cidadão. O somatório dessas vontades individuais é que vai criar o retrato autêntico de um povo e definir as respostas para as suas convicções e para as suas necessidades.

Muitas vezes uma boa derrota pode ser mais estruturante que uma má vitória.

Se dermos o nosso voto a um partido, ou a um candidato, que é a nossa segunda escolha, ficaremos sempre sem saber qual era a verdadeira força da nossa primeira escolha. Isto, multiplicado por milhares de cidadãos manipulados pelo conceito absurdo do “voto útil”, só pode dar asneira! Não vale a pena darmo-nos mais valor no processo eleitoral do que realmente temos.

Um voto é só um voto! Ponto final. Ao menos que seja verdadeiro e que não comecemos nós próprios a armar-nos em “políticos” e a criar compromissos idiotas que tanto criticamos aos partidos que os fazem.

Estão aí as legislativas e logo a seguir as autárquicas. Um voto em democracia, só vale um voto, não se esqueçam!

Pelo menos que seja “O NOSSO”.

Carlos Daniel

2 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo!

Anónimo disse...

Existe a Política ... logo, existem os políticos. Mas é verdade que tb existem muitos cidadãos evoluídos que não abdicam das suas próprias ideias. Ainda bem! Por isso, o "voto útil" fica apenas para os adultos com vontades e orientações de criança.