Abrunheira/Empresas

O empresário com perspicácia e muita visão

Reinhold Würth, presidente do Conselho Fiscal das Fundações de Família do Grupo Würth, celebrou o seu 60.º jubileu de carreira profissional no dia 1 de Outubro. O empresário de 74 anos conta com um percurso extraordinário em que transformou o negócio de parafusos do seu pai, com dois colaboradores, no Grupo Würth, líder de mercado no material de montagem e fixação. Os colaboradores do Grupo Würth homenagearam o empresário com uma comemoração na sede do Grupo em Künzelsau, Alemanha. A subsidiária em Portugal, WÜRTH- Portugal, Lda., também felicitou o professor Würth.

De uma empresa de duas pessoas a líder de mercado
A história do Grupo Würth é inseparável do empresário Reinhold Würth. Construir uma empresa familiar com mais de 400 empresas em 84 países, cerca de 59.000 colaboradores e um volume de facturação superior a 8,82 mil milhões de euros é um exemplo de sucesso empresarial em qualquer parte do mundo. A empresa-mãe do Grupo na Alemanha, a Adolf Würth GmbH & Co KG, foi fundada em 1945. No dia 1 de Outubro de 1949, o jovem Reinhold Würth de 14 anos iniciou a sua formação comercial na empresa grossista de parafusos do seu pai. Após a morte prematura do seu pai em 1954, assumiu a direcção da empresa com apenas 19 anos. Reinhold Würth geriu a empresa com perspicácia e revelou um pensamento visionário, que cedo foi coroado de êxito. Em 1962 foi fundada a primeira subsidiária estrangeira na Holanda, seguindo outras empresas em vários países.

A WÜRTH-Portugal foi fundada em 12 de Junho de 1974 e conta hoje com mais de 900 colaboradores e um volume de facturação anual superior a 71 milhões de euros, o que faz da WÜRTH-Portugal uma das 250 maiores empresas do país. Em 1987, o Grupo Würth encontrava-se já representado nos cinco continentes. Em 1994, Reinhold Würth retirouse da gestão operacional do Grupo e assumiu o cargo de presidente do Conselho Consultivo do Grupo Würth. No dia 1 de Março de 2006, a sua filha Bettina Würth tornou-se sua sucessora nesta posição.

Reinhold Würth mantém-se ligado ao Grupo como presidente do Conselho Consultivo das Fundações de Família do Grupo Würth.

Empresário com dinamismo e paixão
Desde o primeiro dia que o Grupo Würth tem sido um negócio familiar, apesar do seu carácter internacional. Reinhold Würth desenvolveu uma cultura de empresa baseada em valores fundamentais como são o optimismo, dinamismo, respeito pelos colaboradores e pelas suas realizações, e um forte empenho na relação directa com os clientes.

Logo nos primeiros anos decidiu não ficar à espera dos clientes, mas sim abordá-los activamente e através da criação e expansão da venda directa criou os alicerces para o sucesso da empresa. São cerca de 29 mil os vendedores a visitarem 300.000 clientes todos os dias. Um dos lemas de Reinhold Würth é: “A satisfação do cliente não é suficiente – queremos inspirálos!”

Compromisso para com a sociedade
Durante a sua carreira profissional, o multimilionário Reinhold Würth tem demonstrado um forte compromisso social e cultural. Há muitos anos que o dedicado coleccionador de arte moderna e contemporânea apoia projectos na área das artes e cultura, ciência e pesquisa, formação e educação. Com o objectivo de reunirem estes esforços, Reinhold Würth e a sua mulher, Carmen, fundaram o Fundo de Beneficência Würth em 1987. De 1999 a 2003 foi o responsável pelo Instituto Interdisciplinar de Gestão na Universidade de Karlsruhe. Reinhold Würth tem desenvolvido a Colecção Würth, que hoje em dia conta com cerca de 12.000 obras de arte. Estes trabalhos estão expostos em quatro museus na Alemanha e em dez galerias associadas nas sedes das empresas internacionais.

Em Portugal está já concluído e aprovado o projecto para a construção de um museu em Abrunheira – Sintra. No seu tempo livre gosta de dar passeios, fazer caminhadas ou andar de bicicleta – o importante para si é manter-se em movimento. É ainda um piloto apaixonado, com brevet profissional.

Fonte: Würth

Sem comentários: