Queluz




Na comemoração do 88.º aniversário


Bombeiros Voluntários de Queluz reforçam frota e promovem 10 cadetes ao corpo activo


Os Bombeiros Voluntários de Queluz comemoraram durante o mês de Outubro o seu 88.º aniversário, com as festividades alusivas à efeméride a terem início no dia 2, prolongando-se por vários dias do mês, com o passado domingo, dia 25, a ser palco das maiores solenidades. A associação inaugurou neste dia duas novas viaturas, promoveu 10 cadetes ao corpo activo e homenageou vários bombeiros e outros associados.


As cerimónias comemorativas do 88.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Queluz (BVQ) registaram o seu ponto alto no passado domingo, as quais tiveram início às 15 horas, com a inauguração de duas novas ambulâncias, cerimónia a que se seguiu a sessão solene no salão nobre das instalações do quartel-sede, na qual participaram representantes de diversas associações congéneres e de organismos superiores de bombeiros e vários autarcas. Após escutado o hino da corporação, Amável Tenera, presidente da direcção dos BVQ, depois de cumprimentar os presentes referiu, entre muitas outras situações, “o reforço da aquisição de equipamentos de protecção individual, da frota de transporte de doentes, com a aquisição de duas novas viaturas e o esforço de manutenção da restante frota para a manter operacional”, agradecendo ao corpo de bombeiros “todo o trabalho desenvolvido”, deixando ainda “uma referência ao empenhamento da comunidade de Queluz, em especial aos mais de oito mil associados da associação”, e a todas “as entidades que durante o ano de 2009 apoiaram a nossa associação e o seu corpo de bombeiros”.

Foram depois agraciados os associados que cumpriram dez anos de actividade nos corpos sociais, os que perfizeram 25 anos de associados, muitos bombeiros pelos seus anos de serviço, que receberam medalhas da associação, da Câmara de Sintra e da Liga dos Bombeiros Portugueses. Foram ainda promovidos a bombeiros de 3.ª classe os dez cadetes que fizeram a sua formação, o quais ali realizaram o seu juramento e compromisso de honra.

Os novos bombeiros prestam juramento


“É difícil encontrar equilíbrios”
Emílio Correia, o comandante do corpo activo, após saudar os presentes referiu que “é difícil encontrar equilíbrios, e mesmo assim instáveis, porque são permanentemente postos em causa, o que obriga a um esforço contínuo na procura de soluções e consensos”, porque “criticar é fácil, mas participar de uma forma activa para encontrar soluções práticas não é para todos”. Emílio Correia referiu depois as várias actividades desenvolvidas pela corporação, revelando o número de serviços de emergência prestados até Setembro deste ano – 5671.

O comandante Emílio criticou depois o facto de “os corpos de bombeiros do país estarem a ser prejudicados face às constantes reestruturações da Escola Nacional de Bombeiros, que remontam a 2002”, acrescentando que “como comandante deste corpo de bombeiros, e inserido num concelho com mais de oito corpos de bombeiros, estou disposto a exigir à Escola Nacional de Bombeiros, através do diálogo, um papel mais activo na satisfação das necessidades de carácter formativo dos bombeiros do concelho de Sintra”.

A terminar, Emílio Correia, que foi galardoado pela Câmara de Sintra com a Medalha de Grau Ouro, saudou os 10 novos bombeiros de 3.ª classe “que se juntam a partir de hoje ao corpo activo”, a quem formulou “votos de muita felicidade e garra no desempenho das suas novas funções.

Retomar assuntos que estão por resolver
Por seu lado o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, considerou que agora que foram eleitos novos governantes, “estão reunidas as condições para que da parte da Liga sejam retomados alguns assuntos que estão por resolver, e é com este espírito de participação activa, construtiva, mas também fundamentada, que iremos enfrentar o nosso quadro de relacionamento com esses insubstituíveis parceiros que são os autarcas deste país”.

Associação está estabilizada
Amável Tenera, presidente da direcção dos BVQ, adiantou ao JS que a “a associação está estabilizada em termos organizativos e financeiros em Dezembro vão realizar-se eleições, sendo os novos órgãos sociais eleitos por um mandato de três anos, conforme a nova lei determina”.

À nossa pergunta sobre se vai recandidatar-se ao cargo que actualmente desempenha, Amável Tenera respondeu-nos apenas com um curto “penso que não, penso que não”, deixando, a nosso ver, a porta aberta para em Dezembro optar por assumir de novo a recandidatura ao lugar de presidente da direcção que agora ocupa.

Em referência às viaturas inauguradas, o presidente da direcção adiantou-nos que são duas ambulâncias de transporte de doentes e custaram 80 mil euros as duas, importância totalmente suportada pela própria associação.

Acerca de eventuais carências da associação a nível de frota, Amável Tenera adiantou-nos que “em termos de viaturas pesadas, destinadas a socorro a acidentes graves ou a incêndios, não tem existido reequipamento dos corpos de bombeiros a nível nacional desde 2001, o que quer dizer que as viaturas que as associações possuem estão a ficar envelhecidas”.

E a concluir: “Há promessas de novo reequipamento das corporações por parte das entidades oficiais, mas o que é verdade é que o mesmo nunca mais se concretiza. A associação está a preparar uma candidatura através do QREN, para com o apoio da comunidade adquirirmos uma viatura de socorro, e como projectos imediatos da direcção temos o apostar no reequipamento a nível de viaturas, na formação e ampliação das acções culturais, desportivas e de saúde, portanto ampliar todas as actividades no sentido de prestar um cada vez maior apoio às populações”.

texto e fotos: António Faias

1 comentário:

Anónimo disse...

Ahhhhh a minha promoção :D
Que saudades :')
BOMBEIROS DE QUELUZ (L)

by soraia